A barriguinha da futura mamãe ainda mal aparece, mas com 7 semanas de gravidez ela já está além da metade do segundo mês e, portanto, do primeiro trimestre. Transformações importantes estão acontecendo com o bebê, que agora já é oficialmente um embrião.
Também já foi dada a largada do pré-natal e a gestante está incluindo vários novos hábitos à sua vida, para se adaptar às recomendações do médico. É perfeitamente natural que com tantas transformações a nova mamãe ainda tenha um monte de perguntas na cabeça.
E é para responder todas perguntas sobre a 7ª semana de gravidez que criamos este post. Nele você descobre o que está acontecendo com o seu bebê, quais sintomas surgem durante essa semana, por quais mudanças o seu corpo passa e quais cuidados você deve ter para que tudo continue perfeito com essa vidinha que você já ama tanto. Então, continue lendo e fique tranquila!
Desenvolvimento do bebê
Ao longo de 7 semanas de gravidez o que era um zigoto já se transformou em um embrião, o tubo neural já está se fechando e o bebê já tem algumas feições do rosto. Agora chegou o momento do início da formação do cérebro, que continuará se desenvolvendo ao longo de toda a gestação.
Além disso, o coração, que até aqui batia desordenadamente, começa a ganhar um ritmo. Outro órgãos, como o fígado, estômago e intestino já estão se formando, assim como os dedinhos, presos uns aos outros por membranas, surgem no que serão a mão e o pé do seu bebê. Nos bracinhos, os cotovelos já estão articulados.
No embrião do tamanho de um caroço de feijão, os olhos que antes estavam nas laterais da cabeça, começam a se aproximar e as pálpebras a se desenvolver. O nariz que até então era só uma pequena elevação, desponta no rostinho que está se formando.
Dica: Como é o desenvolvimento fetal nos 3 primeiros meses de gravidez?
Sintomas na fase gestacional
Nessa etapa há uma verdadeira enxurrada de hormônios sendo produzidos, capazes de causar uma certa instabilidade no humor da mamãe, que ora estará exultante de felicidade, ora estará cheia de dúvidas e agustias. Mas fique tranquila, porque tudo isso é normal. O importante agora é contar com o apoio das pessoas a sua volta para superar essa montanha-russa emocional.
O volume de sangue no corpo também aumenta e isso faz com que o organismo produza mais fluidos, o resultado é a vontade de fazer xixi com maior frequência que o normal. Por isso, a hidratação é muito importante nessa fase.
Também é na 7 ª semana de gravidez que os enjoos se intensificam. Cheiros muito fortes, algumas comidas, o gosto da pasta de dente e, até mesmo, algumas pessoas farão com que a gestante tenha náuseas e vômitos. Mais uma vez, a dica aqui é manter-se hidratada.
Mudanças no corpo da mãe
Ainda não se percebe a barriguinha, porém, o útero já está aumentado e se fechando, para abrir só na hora do parto. Os seios, no entanto, já estão maiores, com as aureolas mais escuras que o habitual e a cintura começa a desaparecer.
O metabolismo está acelerado para dar conta dos nutrientes necessários para o desenvolvimento do embrião. Além disso, o ritmo cardíaco está mais forte por causa do aumento da quantidade de sangue circulando no organismo. Por isso, é natural sentir muito sono e cansaço nessa fase.
Por conta dos enjoos em excesso, pode acontecer um leve perda de peso. Não se assuste, muito em breve os quilinhos perdidos serão recuperados.
Saiba como preparar-se para uma gestação tranquila e saudável, clique no banner abaixo:
Cuidados com a saúde
A hidratação é sempre muito importante, mas nessa fase da gestação mais ainda, pelos motivos que já citamos. Além disso, é preciso encontrar um equilíbrio na alimentação, que seja capaz de suprir as necessidades de nutrientes da gestante e do bebê, porém, sem causar ainda mais enjoos.
O tabaco, o álcool e a cafeína devem ser evitados e, se possível, completamente eliminados. Isso é muito importante para a manutenção da saúde da grávida no primeiro semestre. A carne deve ser consumida sempre muito bem passada e as verduras devem ser bem higienizadas.
Se a gestante tiver gato em casa, deve evitar limpar a caixa de areia do pet, por causa dos riscos de contaminação por toxoplasmose. A doença pode não fazer diferença para a saúde da mamãe, porém oferece grande perigo ao bebê que está em formação.
Dica: A influência da alimentação da gestante na saúde do bebê
Dica/curiosidade da semana
É curioso que quando se chega às 7 semanas de gravidez, o bebê já consegue se mexer dentro do útero, pois até os seus bracinhos já podem se dobrar. Porém, ainda não é possível para a mamãe sentir esses movimentos, o que só acontecerá lá pela 20ª semana.
Por outro lado, como o sistema nervoso já está começando a se formar, ele já se movimenta em resposta a estímulos. Desse modo, pode ser possível vê-lo se mexendo durante o exame de ultrassonografia gestacional.
Normalmente, isso costuma ser motivo de muita emoção para a mamãe, o papai e outros familiares que acompanham o exame. Para algumas mulheres, é nesse momento que a “ficha cai” sobre o fato de estarem grávidas e sobre o que isso significa para a vida delas.
Outro fato curioso é que o embrião está prestes a se tornar um feto, com a queda daquela espécie de cauda que caracteriza a fase embrionária da gestação.
Como você pôde ver, a 7º semana de gestação vem recheada de novidades, tanto para a mamãe quanto para o bebezinho que ela carrega. Ele já tem até um cérebro e um coração. Não é o máximo?
7 semanas de gravidez parece pouco tempo se comparado às suas 40 semanas de duração, porém, já é tempo suficiente para acontecer uma série de transformações. Afinal, já se passou mais da metade do primeiro trimestre de gravidez. Então, curta cada minutinho, porque esses 9 meses passam voando!
E agora que você já sabe tudo que acontece quando chega as 7 semanas de gravidez, que tal saber um pouco mais sobre o que acontecerá durante a 8ª semana da gestação?
Categorias: Gravidez , Primeiro trimestre de gravidez
Caro Leitor,
A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.