Criança

5 escolhas da mãe que influenciam a vida do filho

Ninguém tem dúvidas em relação à influência dos pais na formação física e no caráter dos filhos. Desde o momento em que o bebê está na barriga da mãe, as escolhas feitas por ela influenciam diretamente no desenvolvimento corporal e psicológico da criança, por mais que não pareça que algumas escolhas tenham relação com isto.

Listamos aqui cinco escolhas feitas pela mãe, especialmente após o nascimento da criança, que podem influenciar toda a vida desses indivíduos.

Estimular filhos acanhados

Mães tem instinto protetor por natureza. Elas querem sempre valorizar e estimular seus filhos a vencerem na vida e se tornarem pessoas cada vez melhores. Um dos resultados desse instinto protetor é a opção que a mãe faz em estimular alguns de seus filhos mais acanhados a interagir com outras crianças ou encarar tarefas difíceis ao longo da sua vida.

Este “empurrãozinho” natural da mãe, ajudando a criança a se relacionar melhor ou a enfrentar suas próprias batalhas, tem influência direta no desenvolvimento do indivíduo como um adulto mais desinibido e com vontade de lidar com seus problemas sem a ajuda de ninguém.

Ter preferência por algum filho

Uma pesquisa realizada por um biólogo britânico, em 1996, comprovou que pelo menos 66% dos pais de mais de uma criança admitem ter preferência por alguma delas. Essa opção influencia bastante na relação da mãe com os filhos e pode prejudicar significativamente as decisões dela em relação a educação de cada um deles.

Mães costumam ser mais tolerantes e pacientes com os seus favoritos, podendo ignorar ou até mesmo maltratar os outros filhos em situações que ela considera menos relevantes. O filho que não é favorito tende a perceber esta relação prejudicada e pode crescer com sérios problemas de caráter e de confiança.

Cultivar maus hábitos alimentares na frente do filho

Crianças se espelham naturalmente nos hábitos dos pais, afinal eles são os primeiros contatos diretos da criança com o mundo. Se você se alimenta mal nas refeições que compartilha com seu filho, não espere que ele cresça com hábitos melhores que os seus.

A salada que você detesta, o suco que você ignora e frutas que você não tem o costume de comer terão o mesmo fim na rotina alimentar da sua criança. Por esse motivo é interessante a mãe, e também o pai, repensar cada um de seus hábitos alimentares para que os erros não sejam repetidos pelo filho.

Clique no banner abaixo e baixe gratuitamente o e-book “10 decisões na gravidez que impactam a saúde do seu filho” e esteja preparada para o nascimento do bebê:

5 escolhas da mãe que influenciam a vida do filho

Cortar a amamentação logo cedo

O leite materno não é somente uma fonte de nutrição para o bebê até os dois anos de idade, ele também é responsável por fornecer o suporte imunológico necessário (já que o leite é rico em anticorpos) e também é um contato natural da mãe com a criança até a fase do desmame.

Crianças que não conseguem se amamentar até os dois anos, além de ter problemas de crescimento e desenvolvimento imunológico com mais frequência, geralmente tem problemas de relacionamento com a mãe, por perder tão precocemente esse contato íntimo e único.

Tratar a criança de maneira mal educada e agressiva

Você já reparou que pais tranquilos e educados costumam ter filhos tranquilos e educados? Isso não é mera coincidência. Se qualquer um dos pais trata o filho de maneira agressiva e desrespeitosa com frequência, é provável que esta criança se torne um adolescente ou adulto com muito mais chance de ter problemas de relacionamento com outras pessoas, do que uma criança que foi criada com amor.

Estas são só cinco das muitas escolhas que uma mãe pode fazer que vão influenciar completamente a vida de seu filho. Quais são as suas escolhas na criação dos seus filhos? Compartilhe suas ideias com a gente!

Categorias: Criança

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.