4 dicas para lidar com as mudanças que a gravidez traz para o corpo da mulher

Mais do que um bebê no horizonte da sua vida, a futura mamãe deve esperar uma série de mudanças físicas e emocionais durante a gestação. As intensas variações hormonais comuns à toda gestação são responsáveis por diversas alterações que, para algumas mulheres, podem significar uma boa dose de incômodos e mal estar. Mas a boa notícia é que todas essas mudanças são passageiras e tendem a se normalizar após o nascimento do bebê.
Se você não faz parte do seleto grupo de sortudas que passam pela gestação sem sofrer com nenhuma mudança física além do aumento da barriga, este post é pra você! Veja 4 dicas para lidar com as mudanças que a gravidez traz para o corpo da mulher:
Os edemas, ou inchaços, são bastante comuns durante a gestação. Algumas mulheres notam esse efeito nos pés, mãos, tornozelos e até mesmo no rosto, como nariz e bochechas. Isso acontece especialmente no terceiro trimestre, quando o tamanho avantajado do útero comprime as veias cava e pélvica, reduzindo a circulação sanguínea e, consequentemente, causando o edema.
Apesar de bastante frequente, esse problema pode ser amenizado com uma hidratação abundante — beba, no mínimo, 2 litros de água por dia — e evitando alimentos ricos em sódio, já que os mesmos contribuem para o aumento na pressão arterial. O uso de meias de compressão durante o dia e a adoção de posições favoráveis à circulação — como deixar os pés elevados quando estiver sentada, por exemplo — também são bons recursos para reduzir o problema.
Dica: 10 coisas que você não pode esquecer de fazer antes da chegada do bebê
Mudanças na pele como aparecimento de manchas, irritações e vermelhidão afetam pelo menos 70% das gestantes. E apesar desses problemas desaparecerem algum tempo após o nascimento do bebê, eles podem ser amenizados durante a gravidez com alguns cuidados como uso de hidratantes e protetor solar. A limpeza adequada da pele, com sabonetes de limpeza suave e hipoalergênicos também faz parte dos cuidados que você deve ter.
Outra dica importante na gestação é evitar produtos abrasivos, esfoliantes ou que contenham ácidos. Não tenha medo de consultar o seu médico para saber quais cosméticos você pode usar — e de quais deve passar longe.
Boa parte das mudanças que a gravidez causa no corpo da mulher está associada ao ganho excessivo de peso. Para aquelas que engordam mais do que o recomendado — consulte seu médico para saber qual é seu ganho de peso ideal — sintomas como inchaço, dormência, exaustão e até mesmo mal estar físico podem ser ainda mais intensos.
Para evitar que isso aconteça invista em uma alimentação saudável e pratique atividades físicas recomendadas para gestantes. Exercícios leves de musculação, caminhadas, natação e hidroginástica são ótimas opções para as futuras mamães. Ainda assim, certifique-se com seu médico qual é a atividade permitida para você.
No banner abaixo confira as orientações para que o seu bebê chegue em um ambiente familiar confortável, organizado e muito seguro.
Outra queixa comum entre as gestantes são as dores nas costas, especialmente na região da lombar. As alterações hormonais somadas ao aumento do peso do útero e à alteração no centro de gravidade da mulher acabam sobrecarregando essa região e, com isso, causando dores. Para evitá-las é preciso estar atenta à postura.
Utilize apoios para as costas e evite carregar pesos. Caso precise levantar algo um pouco mais pesado, procure se agachar para transferir o peso para as pernas, poupando a lombar. A prática de atividades físicas e alongamentos diários também pode ajudar a reduzir esse problema.
E você, tem algum segredo para lidar com as temidas mudanças da gestação? Conte pra gente em nossas redes sociais!
Categorias: Gravidez , Saúde na gravidez
Tags: mudanças na gravidez mudanças no corpo da mulher durante a gravidez,
A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.