Gravidez

4 dicas para lidar com as mudanças que a gravidez traz para o corpo da mulher

Mais do que um bebê no horizonte da sua vida, a futura mamãe deve esperar uma série de mudanças físicas e emocionais durante a gestação. As intensas variações hormonais comuns à toda gestação são responsáveis por diversas alterações que, para algumas mulheres, podem significar uma boa dose de incômodos e mal estar. Mas a boa notícia é que todas essas mudanças são passageiras e tendem a se normalizar após o nascimento do bebê.

Se você não faz parte do seleto grupo de sortudas que passam pela gestação sem sofrer com nenhuma mudança física além do aumento da barriga, este post é pra você! Veja 4 dicas para lidar com as mudanças que a gravidez traz para o corpo da mulher:

1 – Reduza o edema bebendo água e evitando alimentos ricos em sódio

Os edemas, ou inchaços, são bastante comuns durante a gestação. Algumas mulheres notam esse efeito nos pés, mãos, tornozelos e até mesmo no rosto, como nariz e bochechas. Isso acontece especialmente no terceiro trimestre, quando o tamanho avantajado do útero comprime as veias cava e pélvica, reduzindo a circulação sanguínea e, consequentemente, causando o edema.

Apesar de bastante frequente, esse problema pode ser amenizado com uma hidratação abundante — beba, no mínimo, 2 litros de água por dia — e evitando alimentos ricos em sódio, já que os mesmos contribuem para o aumento na pressão arterial. O uso de meias de compressão durante o dia e a adoção de posições favoráveis à circulação — como deixar os pés elevados quando estiver sentada, por exemplo — também são bons recursos para reduzir o problema.

Dica: 10 coisas que você não pode esquecer de fazer antes da chegada do bebê

2 – Para melasmas e irritações na pele, aposte em um bom hidratante e protetor solar

Mudanças na pele como aparecimento de manchas, irritações e vermelhidão afetam pelo menos 70% das gestantes. E apesar desses problemas desaparecerem algum tempo após o nascimento do bebê, eles podem ser amenizados durante a gravidez com alguns cuidados como uso de hidratantes e protetor solar. A limpeza adequada da pele, com sabonetes de limpeza suave e hipoalergênicos também faz parte dos cuidados que você deve ter.

Outra dica importante na gestação é evitar produtos abrasivos, esfoliantes ou que contenham ácidos. Não tenha medo de consultar o seu médico para saber quais cosméticos você pode usar — e de quais deve passar longe.

3 – Evite o ganho de peso excessivo com uma alimentação saudável e atividades físicas

Boa parte das mudanças que a gravidez causa no corpo da mulher está associada ao ganho excessivo de peso. Para aquelas que engordam mais do que o recomendado — consulte seu médico para saber qual é seu ganho de peso ideal — sintomas como inchaço, dormência, exaustão e até mesmo mal estar físico podem ser ainda mais intensos.

Para evitar que isso aconteça invista em uma alimentação saudável e pratique atividades físicas recomendadas para gestantes. Exercícios leves de musculação, caminhadas, natação e hidroginástica são ótimas opções para as futuras mamães. Ainda assim, certifique-se com seu médico qual é a atividade permitida para você.

No banner abaixo confira as orientações para que o seu bebê chegue em um ambiente familiar confortável, organizado e muito seguro.

4 – Cuide da sua postura e reduza as dores nas costas

Outra queixa comum entre as gestantes são as dores nas costas, especialmente na região da lombar. As alterações hormonais somadas ao aumento do peso do útero e à alteração no centro de gravidade da mulher acabam sobrecarregando essa região e, com isso, causando dores. Para evitá-las é preciso estar atenta à postura.

Utilize apoios para as costas e evite carregar pesos. Caso precise levantar algo um pouco mais pesado, procure se agachar para transferir o peso para as pernas, poupando a lombar. A prática de atividades físicas e alongamentos diários também pode ajudar a reduzir esse problema.

E você, tem algum segredo para lidar com as temidas mudanças da gestação? Conte pra gente em nossas redes sociais!

Categorias: Gravidez , Saúde na gravidez

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.