Curiosidades da gravidez

11 filmes, séries e documentários que toda grávida deveria assistir

Durante os nove meses da gravidez, as futuras mamães podem aproveitar o período para engajar em diversas atividades que ajudem nos cuidados da gestação e a aprender sobre a saúde do bebê. Um ótimo jeito de adquirir conhecimento e se divertir ao mesmo tempo é assistir a filmes, séries e documentários para grávidas, que combinam humor e informação.

No post de hoje falaremos sobre produções audiovisuais indicadas para grávidas que você não pode deixar de assistir. Acompanhe!

1. O que Esperar Quando Você está Esperando (What to Expect When You’re Expecting) – 2012

O filme conta a história de cinco casais muito diferentes que estão esperando a chegada do seu bebê. São mostradas as dúvidas, as dificuldades e as descobertas ao longo da experiência da gravidez de cada casal, bem como cada um deles enfrenta de forma particular o acontecimento que mudará suas vidas.

Mudanças hormonais, brigas entre famílias e o apoio do pai durante a gravidez são temas abordados pelo longa-metragem. Os altos e baixos desse momento único são mostrados com muito humor e leveza, podendo ajudar os casais a lidarem melhor com questões relacionadas à gestação.

2. Distante Nós Vamos (Away We Go) – 2009

O casal Burt e Verona esperam por seu primeiro filho, vivendo em uma pequena cidade dos Estados Unidos. Quando os pais de Burt decidem se mudar para a Bélgica, o casal percebe que nada os prende na região em que moram. Por isso, decidem fazer uma longa viagem pelo país para descobrir onde seria o melhor lugar para criar o seu bebê.

Os futuros pais passam por diversas cidades, observando diferentes modelos familiares e formas de criar as crianças. O filme mostra que família é aquilo que nós fazemos dela e que cada uma tem o seu jeito próprio de criar e educar os filhos.

3. Nove Meses (Nine Months) – 1995

“Nove meses” conta a história de Samuel e Rebecca, um casal que namora há cinco anos e vive tranquilamente em San Francisco. Essa tranquilidade tem fim quando Samuel descobre que a namorada está grávida, desesperando-se com a notícia. Ele então percebe que toda sua vida mudará nos próximos nove meses.

Apesar de ser um terapeuta infantil, o futuro papai não gosta de crianças e fica apavorado com a ideia da paternidade. No fim, o filme mostra como a gestação representa para os pais um momento de grande crescimento pessoal.

4. Juno – 2007

O filme narra, de forma divertida e sarcástica, a trajetória de uma adolescente de 16 anos que engravida do seu melhor amigo da escola. Ela e o amigo decidem, então, levar a gravidez até o fim e entregar o bebê para adoção. A adolescente precisará, então, escolher o casal que ficará com seu filho.

No decorrer da história, Juno, a protagonista, tem que enfrentar diversas situações delicadas e inesperadas, sobretudo para uma menina da sua idade. São evidenciadas as relações de apoio e compreensão entre os familiares durante a gestação.

Clique no banner para acessar o manual da grávida, um guia de saúde completo para gestantes:

5. O Renascimento do Parto – 2013

“O renascimento do parto” é um documentário nacional que trata sobre a realidade dos partos no Brasil e no mundo, com o crescimento alarmante de partos cesáreos e o distanciamento do parto natural e humanizado. A produção é baseada na famosa frase de Michel Odent: “para mudar o mundo, primeiro é preciso mudar a forma de nascer”.

São mostrados depoimentos de especialistas da área, que contestam o modelo obstétrico atual, e de mulheres do mundo inteiro, que tiveram diferentes experiências com o parto natural. Esse documentário é ideal para as mulheres que pretendem realizar o parto normal e querem mais informações sobre o assunto.

Em 2018, foram lançadas as sequências 2 e 3 do documentário. Vale a pena conferir!

6. O Começo da Vida – 2016

Esse documentário tem o objetivo de criar um movimento em prol da primeira infância, que vai do nascimento até os 6 anos. O período contribui para o desenvolvimento total do indivíduo e tem impacto durante toda a vida.

A produção percorre os quatro cantos do mundo, analisando o comportamento de diferentes famílias na criação das crianças e mostrando a importância dos primeiros anos de vida na formação do indivíduo. “O começo da vida” apoia o investimento no desenvolvimento infantil, como uma forma de tornar o mundo um lugar melhor e nos faz refletir sobre nossas atitudes frente às crianças que estamos criando.

7. A Vida Secreta dos Bebês (Secret Life of Babies) – 2014

Esse documentário é voltado tanto para as grávidas enquanto esperam seus bebês quanto para as mães que já têm bebês em casa. São foco do trabalho os dois primeiros anos das crianças, que são os mais críticos durante o seu desenvolvimento. Diversos relatos durante o período de gestação completam a produção.

O documentário ainda traz uma análise do período em que os bebês aprendem a falar, andar, socializar e desenvolver mecanismos de defesa. Além disso, tira dúvidas clássicas das mães, como:

É uma ótima dica para as grávidas e mães que gostariam de entender melhor o comportamento do seu bebê.

8. Chame a Parteira (Call the Midwife) – 2012

“Call the Midwife” é uma série britânica estreada em 2012 que conta a história de uma enfermeira jovem de classe média, que trabalha como parteira junto a um grupo de freiras, nos anos 1950. Elas oferecem seus serviços para a população de baixa renda da época.

A enfermeira atua em partos sob condições precárias e precisa se virar com os recursos a que dispõe. A série mostra de forma fidedigna as condições do período e a forma como aconteciam os partos normais dentro das casas. É uma ótima pedida para as grávidas que gostariam de saber mais sobre a história do parto.

9. Garçonete (Waitress) – 2007

Dirigido por Adrienne Shelly, este filme conta a história de Jenna (vivida por Keri Russell), uma mulher que trabalha como garçonete e planeja juntar dinheiro para abandonar o seu marido. Sua esperança está em um concurso de tortas, sua especialidade na cozinha.

Porém, uma gravidez não esperada muda seus planos e isso faz com que ela tenha que se tornar ainda mais forte para buscar sua felicidade. A lição de sensibilidade, força e esperança é inspiradora!

10. Turma do Peito (The Letdown) – 2016

Lançada pela Netflix, a série australiana retrata de forma realista e divertida as aventuras de uma mãe no auge do seu puerpério — período de intensas adaptações emocionais e físicas do pós-parto.

A trama retrata a vida de Audrey, mãe de uma bebê de dois meses que busca apoio de outras mães de recém-nascidos e acaba passando por situações tragicômicas. A série já tem duas temporadas e é um sucesso entre as mulheres que já têm ou que desejam ter filhos.

11. Bebês em Foco (Babies) – 2020

A série documental acompanha o dia a dia de 15 bebês para tentar entender como funciona o desenvolvimento humano desde o nascimento até o primeiro ano de vida. Para isso, um grupo de cientistas investiga as descobertas e transformações que marcam a primeira infância, como o vínculo inicial com os pais, a introdução alimentar, as primeiras palavras e os primeiros passos.

Além disso, a série informativa traz relatos íntimos de cada família sobre o comportamento e a evolução dos recém-nascidos.

Clique no banner a acesse a agenda da gravidez para acompanhar o desenvolvimento semanal do seu bebê:

Esperamos que essa lista te ajude a se divertir, pensar e refletir sobre a gravidez de uma forma fácil e leve, no conforto de sua casa. Eles ainda podem ser vistos na companhia do futuro papai ou de outra pessoa que te acompanhe na gravidez.

O que você achou dessas dicas de filmes, séries e documentários para grávidas? Gostou? Então compartilhe esse texto nas suas redes sociais para que suas amigas grávidas também aprendam enquanto se divertem!

Categorias: Curiosidades da gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.