Gravidez

10 motivos para caminhar durante a gravidez

A gestação é um período que, geralmente, muitas mulheres relacionam à falta da necessidade de se exercitar. Muitas têm medo de que isso afete a saúde do bebê, outras relatam sentir muito mais cansaço e desânimo durante esses nove meses de suas vidas.

É claro que as gestantes não podem — e nem devem — fazer atividades físicas extremas durante o período de formação do bebê. Porém, a prática de exercícios leves é extremamente importante para a manutenção da saúde da mãe e de seu filho.

Uma das atividades recomendadas é a caminhada, que relaciona baixa intensidade com boa resposta estimulante para o organismo. Ela pode tornar a sua rotina mais leve e relaxante e, ao mesmo tempo, trará uma série de benefícios. Por isso, em nosso post de hoje, separamos 10 motivos para incentivar você, futura mamãe, a caminhar durante a gravidez.

Continue nos acompanhando e venha conferir!

10 motivos para caminhar durante a gravidez

1. Ajuda a regular a sua circulação

Um dos maiores benefícios da realização de atividades físicas é a regulação da circulação sanguínea por todo o organismo. Ao caminhar durante a gravidez, esse benefício também é observado e para as gestantes, em especial, existe uma enorme vantagem nesse aspecto específico.

Graças ao desenvolvimento do bebê, algumas veias e artérias podem apresentar uma relativa dificuldade para bombear o fluxo de sangue em algumas regiões. Isso pode causar, principalmente ao final da gravidez, inchaços nos membros inferiores — e é por isso que os pés costumam ficar bem inchados e incômodos.

2. Fortalece a sua musculatura

Caminhar durante a gravidez ajuda a fortalecer bastante a musculatura dos membros inferiores e da região abdominal. O fortalecimento de músculos das pernas, por exemplo, auxilia na diminuição da incidência de varizes, cãibras e desconfortos presentes no local.

O fortalecimento da região abdominal, por sua vez, é excelente para ajudar a futura mamãe a sustentar melhor o peso do bebê — que, conforme o passar dos meses, só aumenta.

3. Melhora a sua disposição

As atividades físicas são, comprovadamente, um estimulante da disposição do ser humano — já que são capazes de aumentar a secreção de um hormônio essencial, chamado serotonina. Esse hormônio é responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento no indivíduo.

Para as gestantes, a produção desse hormônio vai ajudar a deixá-las mais dispostas durante os nove meses de gravidez, além de diminuir significativamente o risco de depressão pós-parto — o que envolve insônia, ansiedade, perda de apetite, irritabilidade, mudanças bruscas de humor e comportamento e, ainda, dificuldade de criar um vínculo com o recém-nascido.

Caminhar durante a gravidez é uma excelente forma de estimular essa produção e adquirir todos os benefícios da serotonina.

Dica: 8 exercícios físicos que uma grávida pode e deve praticar

4. Ajuda no encaixe perfeito do bebê

Muitas mães têm de passar por cesarianas, certo? Muitas vezes, isso ocorre porque o bebê não “encaixou” bem no espaço reservado para ele na estrutura óssea dos quadris — e no próprio útero.

Ele precisa estar em uma posição perfeita para que o parto natural, por exemplo, seja realmente viável. No entanto, não se esqueça: existem outros tipos de parto!

Caminhar durante a gravidez é uma ótima maneira de auxiliar nesse posicionamento correto do bebê nos quadris, já que ela estimula uma movimentação nessa região específica. Mesmo que não seja possível, ainda, comprovar que o exercício é capaz de definir a posição do bebê, de fato, ele pode ajudar — e muito!

Dica: 3 atitudes que ajudam o bebê a ficar na posição certa para nascer

5. Auxilia no controle de seu peso

A manutenção do peso ideal é, talvez, um dos maiores benefícios da prática da caminhada para as gestantes — e elas mesmas reconhecem isso. Sabemos que o ganho de peso é essencial para a saúde do bebê. No entanto, esse ganho não pode ser exagerado.

Isso pode ser algo extremamente prejudicial para o desenvolvimento da criança e da saúde da mãe. Por isso, caminhar durante a gravidez regularmente pode ajudar a acelerar o metabolismo e queimar as calorias excessivas ingeridas pela gestante — diminuindo, também, o risco de desenvolver doenças, como a diabetes gestacional e a eclâmpsia.

6. Mantém o seu condicionamento físico

Muitas mulheres são consideradas fisicamente ativas antes de engravidarem. Porém, a falta de prática de atividades físicas faz com que a grande maioria perca a qualidade de seu condicionamento físico. Muitas sentem dificuldade de retomar à rotina de exercícios após o nascimento do bebê.

Para evitar essa queda brusca no condicionamento — e facilitar a vida da mãe que quiser voltar com tudo nos exercícios após a gravidez —, a caminhada pode ser uma importante aliada. Assim, é possível continuar ativa durante os nove meses, evitando maiores dificuldades na hora do retorno à prática diária e mais intensa de exercícios.

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7. Faz com que você compreenda melhor o seu corpo

Quando a mãe se movimenta, ela começa a compreender os novos limites de seu corpo — limites que mudam bastante no período dos nove meses de gestação. A mudança de peso, do nível de hormônios e de todo o organismo, de forma geral, é algo novo e ainda desconhecido em sua totalidade. Explorar é fundamental!

Esse período de autoconhecimento ajuda as futuras mamães a aceitar melhor as mudanças e a relacionar-se melhor com o barrigão — e com tudo aquilo que ele significa e traz de novidade às suas vidas e rotina diárias. Caminhar durante a gravidez, portanto, é também um momento de reflexão.

8. Proporciona um momento a sós com o bebê

Ao incluir as caminhadas em sua rotina, você também criará um horário especial para relaxar, ficar tranquila e pensar no que quiser. Se optar por fazer a atividade sozinha, por exemplo, você pode aproveitar o momento para entrar em contato com o seu bebê de uma forma diferente.

Procure entender os reflexos que sua caminhada tem nele. Tudo o que você faz afeta a criança dentro de você e, ao praticar atividades físicas, isso é ainda mais evidente. Passe a mão por sua barriga, sinta o bebê mexer, converse com ele. Isso pode ser o começo da criação de um vínculo especial entre mãe e filho.

9. É uma oportunidade de socialização

Se você, no entanto, precisar de um estímulo a mais para começar — e achar que não consegue começar a incluir caminhadas em sua rotina sem a ajuda de alguém —, um grupo de exercícios pode ser a alternativa ideal para a sua situação.

Você não precisa fazer nada sozinha e, principalmente no momento da gravidez, é bem comum que as mulheres busquem por formas de se ajudar e apoiar. Afinal, quem mais poderia entender o seu barrigão se não uma mulher, ou seja, alguém que também já passou — ou passará — por isso?

Um grupo de caminhada com as suas amigas, por exemplo, além de te fornecer uma energia extra para o exercício, também fará com que a atividade torne-se um momento de descontração e socialização. Você poderá conversar, colocar o papo em dia, trocar dúvidas e questionamentos sobre a gestação e, ainda, se divertir bastante.

Não deixe de considerar essa opção!

10. Faz bem para a sua autoestima

Em nosso post nós já citamos uma série de benefícios que caminhar durante a gravidez trará para a sua saúde, para a saúde de seu neném e para a relação entre vocês. No entanto, você já parou para pensar que, muito mais do que isso, a prática do exercício pode também ser favorável para você, como indivíduo?

É simples: com a produção da serotonina, a sensação de bem-estar é certeira. Isso vai muito além do relaxamento: sua pele ficará mais brilhante e vistosa, você ficará em paz com o seu corpo e seu bom humor será radiante. Todos esses aspectos, juntos, geram um evidente aumento em sua autoestima — ou seja, a sua imagem de você mesma.

No período de gestação, nossa relação com a nossa aparência e nosso emocional pode se fragilizar. São muitas mudanças e percalços durante a sua trajetória. No entanto, existem formas de fazer com que você se sinta bem de verdade com quem você é.

Uma boa rotina de exercícios leves pode lhe auxiliar nesse aspecto. Nada melhor do que uma mãe feliz, não é?

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Se você quer fazer da caminhada uma parte da sua rotina, não se esqueça de consultar um médico de confiança para verificar se você realmente está liberada para se exercitar sem nenhum tipo de risco para sua saúde — e para a saúde de seu bebê.

Lembre-se também da importância de priorizar caminhar em horários com baixa intensidade do sol — ou seja, antes das 10h ou após as 16h —, usando sempre um protetor solar de FPS mais alto. Isso é fundamental por conta do risco de manchas na gravidez resultantes da exposição ao sol.

Além disso, o cuidado com a alimentação também é um ponto de atenção. Procure sempre comer bem — antes e depois de suas caminhadas — para evitar desconfortos.

E aí, a atividade física já é parte de sua rotina diária? E da de suas amigas? Compartilhe este post em suas redes sociais e mostre a todas as futuras mamães de sua timeline os benefícios de caminhar durante a gravidez!

Categorias: Gravidez , Saúde na gravidez

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    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

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