Gravidez

Que exames devem ser feitos no terceiro trimestre da gravidez?

Os últimos meses de gestação costumam despertar várias emoções e sensações diferentes nas futuras mamães: ansiedade, expectativa, receio e alegria se misturam, enquanto a espera se prolonga. Também é a época de se preparar para o parto, planejar a licença-maternidade e cuidar do enxoval do bebê e da decoração do quartinho. Mas esse período que vai do sexto mês até o nascimento também concentra alguns exames importantes para garantir que a gravidez continue sem problemas.

Para não descuidar da saúde na reta final, confira os principais exames no terceiro trimestre da gravidez:

Aferição da pressão arterial

O controle da pressão arterial feito durante toda a gravidez é ainda mais importante no último trimestre, já que a pressão alta pode levar ao parto prematuro.

Medição da barriga

A medição da altura da barriga, feita com fita métrica no próprio consultório ou ambulatório, serve para indicar o tamanho do útero, além de auxiliar o médico na avaliação do tamanho, ritmo de crescimento e posição do bebê.

Ultrassom obstétrico

Repetido várias vezes durante a gestação, o ultrassom obstétrico avalia o líquido amniótico, a placenta, o desenvolvimento e posição do bebê e a circulação de sangue na placenta.

Dica: Cuidados essenciais que você deve ter nos últimos dias de gravidez

Exame de urina

A urocultura é um exame feito para diagnosticar infecção urinária, um problema bastante comum na gestação e que, se não for tratado, pode levar ao parto prematuro.

Cardiotocografia

São utilizados cintos elásticos com sensores posicionados na barriga da gestante para captar os batimentos cardíacos do bebê e a frequência e intensidade das contrações uterinas. Esse exame ajuda a avaliar o bem-estar fetal, especialmente no final da gravidez.

Cultura da secreção vaginal

Esse exame é importante para prevenir infecções neonatais. É feito utilizando material coletado no colo do útero para detectar a presença da bactéria estreptococo B, se não for adequadamente tratada, pode contaminá-la durante o nascimento, causando doenças graves como meningite e septicemia no bebê.

Dica: Como se preparar para o final da gravidez e amamentação?

Exames de sangue

Hematócrito/hemoglobina

No último trimestre, esse exame só é solicitado em casos especiais ou quando existe suspeita de anemia.

Teste de diabetes gestacional

A avaliação do nível de glicose no sangue pode ser solicitada já no segundo trimestre, mas se houver alteração é importante repetir os exames no terceiro trimestre da gravidez.

Anticorpos anti-Rh

Este exame precisa ser realizado no início da gestação, ou seja, no primeiro trimestre. Para gestantes com sangue Rh negativo, esse exame é feito para indicar a necessidade de utilizar a injeção de imunoglobulina anti-D. Se esta for Rh negativo, e coombs negativo, ela poderá receber a injeção de imunoglobulina anti D com 28 semanas e outra que é a mais importante, após o nascimento do bebê se este for Rh positivo. Isto impede que a mãe desenvolva anticorpos que podem causar riscos para um próximo bebê, numa próxima gestação.

Clique no banner e tenha acesso a todas as orientações que você precisa para que o seu bebê chegue em um ambiente familiar confortável, organizado e muito seguro.

Banner para baixar o e-book "A chegada do bebê"

Dopplerfluxometria das árterias uterinas

Se a mãe apresentar algum fator de risco na gestação (como diabetes ou hipertensão), esse exame pode ser solicitado para avaliar a vitalidade do bebê.

Além desses exames, durante as consultas do pré-natal, o médico também deve fazer o registro dos dados vitais da gestante e avaliar seu estado geral, observando possíveis inchaços nos tornozelos, mãos e rosto, fazendo o exame pélvico ou monitorando os movimentos do bebê. O médico também pode passar orientações para o parto, responder as dúvidas da gestante e informar sobre amamentação e cuidados com o bebê nos primeiros dias.

Os exames no terceiro trimestre da gravidez são essenciais para garantir a saúde da mamãe e do bebê, mesmo se a gestação não apresentar problemas. Para saber mais sobre o pré-natal, a preparação para o parto e outros assuntos relacionados à gravidez, assine nossa newsletter e continue acompanhando o blog!

Categorias: Gravidez , Pré-natal , Terceiro trimestre de gravidez

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.