Gravidez

16 semanas de gravidez

Quem é gestante já sabe: em cada período, as futuras mamães experimentam novas emoções. E com a chegada das 16 semanas de gravidez, isso não seria diferente, viu? Essa é uma fase muito importante para a mulher, já que os órgãos do bebê começam a se desenvolver, sendo possível identificar várias características do seu pequeno por meio do ultrassom.

Além disso, a fase é muito importante para a autoestima das mamães. É durante a 16ª semana que as mulheres ficam bem radiantes e recebem vários elogios por onde passam. Ou seja, é só alegria!

Como estamos aqui, torcendo para que ocorra tudo certo com a sua gestação, trouxemos algumas informações preciosas sobre essa fase. Curiosa? Então, acompanhe a leitura e o crescimento da barriguinha!

16 semanas de gravidez: o desenvolvimento do bebê

A chegada das 16 semanas de gravidez, ou o 4ª mês, é um marco para toda e qualquer mãe. E não é para menos: essa etapa é marcada por desenvolvimentos significativos no corpinho do bebê. Por exemplo: os órgãos já estão formados, mas, daqui em diante, eles continuarão se desenvolvendo cada vez mais. Já o coraçãozinho do neném está funcionando a todo vapor.

O batimento cardíaco também está mais potente e todos os músculos da região bem fortalecidos. A pele, por sua vez, está ganhando um toque rosado, porém, permanece um tanto transparente. Para que os órgãos fiquem prontos e fortalecidos, o bebê começa a realizar alguns movimentos de respiração — incentivando, assim, o amadurecimento dos pulmões.

Peso e tamanho

É com a chegada das 16 semanas de gestação que o bebê apresenta, em média, 10 centímetros de comprimento. Para se ter uma ideia, esse tamanho pode ser comparado ao de uma maçã. O peso também não fica para trás e o seu pequeno já pode atingir 100 gramas.

E os movimentos?

Como o cérebro e os músculos do bebê já estão bem desenvolvidos, ele começará a movimentar bem mais as perninhas e bracinhos — abrindo e fechando as mãos e, até mesmo, fazendo algumas caretas. Inclusive, ele já conseguirá sentir o carinho feito pela mãe através da barriga.

Por isso, prepare-se: é provável que você comece a perceber os primeiros movimentos do neném — ainda que ele esteja envolto por bastante líquido amniótico. Para algumas mulheres, esses sinais são um pouco difíceis de serem notados, e algumas delas costumam compará-los ao efeito causado pelas bebidas gasosas, como o refrigerante, em nosso organismo.

A tendência é que os movimentos fiquem cada vez mais fortes e intensos. Esta percepção materna ainda é muito subjetiva nesta fase, portanto, se você ainda não sente estes movimentos, não se preocupe, em pouco tempo você vai identificá-los com facilidade.

Dica: Tudo que você precisa saber sobre os movimentos do bebê na barriga da mãe!

Curiosidades sobre a 16ª semana

Pensava que tinha acabado por aí? De jeito nenhum! Existem mais algumas transformações que acontecem nesse período da gestação. Veja quais são elas:

  • os ossinhos ainda estão se desenvolvendo e absorvendo cada vez mais cálcio;
  • os cílios e as sobrancelhas já estão completos;
  • os olhos se movimentam e conseguem enxergar a luz;
  • o bebê já sente as emoções que são experimentadas pela mãe. Isso ocorre por conta das substâncias químicas liberadas através do corpo feminino, passando pela placenta e chegando até o sistema nervoso do neném.

Confira informações sobre armazenamento de células-tronco do cordão umbilical no banner abaixo:

O ponto mais marcante do período: as mudanças no corpo da mulher

Como já era de se esperar, o corpo da futura mamãe também passa por algumas mudanças durante as 16 semanas de gravidez. A primeira, e mais significativa delas, é que os seios ficarão bem maiores e com a sensibilidade aflorada.

Também é nessa fase que a mulher começa a identificar um aumento do apetite. Isso acontece porque o bebê está se desenvolvendo bem e, portanto, precisa de mais nutrientes — e energia — para continuar o seu crescimento.

Por conta dessa alteração, muitos médicos sinalizam para que as mães tomem cuidado com a saúde e a alimentação. Não é porque você está com o apetite mais aguçado que pode sair por aí comendo qualquer alimento. Pelo contrário: é importante analisar muito bem o que está sendo ingerido ao longo de todas as refeições, sempre priorizando a qualidade dos ingredientes e nunca a quantidade.

A sugestão é evitar o consumo exagerado de doces, frituras, carnes gordurosas ou muito condimentadas além de, claro, bebida alcoólica. Em contrapartida, invista na ingestão de alimentos ricos em ferro e zinco, que são excelentes para melhorar o sistema imunológico e estimular a produção de glóbulos vermelhos.

Há, ainda, outras alterações interessantes que acontecem no corpo da mamãe. Quer saber quais são elas? Separamos as principais:

  • seu organismo já se adaptou ao período de gravidez. Por isso, você começará a ouvir muitos elogios;
  • seu útero terá o tamanho de um melão;
  • o fluxo de sangue no útero já está cinco vezes maior do que o habitual. A mudança acontece para que o bebê receba todos os nutrientes para o seu desenvolvimento completo;
  • você começará a se sentir mais cansada e, às vezes, irritada. Mas não se abale: essa fase é normal e passageira;
  • este também é o momento em que, muito provável, você passará pela segunda consulta do pré-natal. Anote na agenda! 

Dica: 4 dicas para lidar com as mudanças que a gravidez traz para o corpo da mulher

Dicas e cuidados especiais

Depois de descobrir todas as transformações que acontecem com você — e com seu bebê — durante as 16 semanas de gravidez, é a hora de conferir algumas dicas para passar por esse período com mais tranquilidade. Olha só:

Na hora de dormir

Sua barriga está cada vez maior. Por isso, é possível que você sinta um pouco de incômodo na hora de dormir, principalmente de bruços. Algumas mulheres relatam que deitar de costas não é muito confortável, sendo “de lado” a posição mais indicada. Uma vez deitada para o lado esquerdo, você conseguirá melhorar a circulação sanguínea, diminuindo, assim, os riscos de inchaço e varizes.

Acompanhe cada estágio da sua gravidez com o aplicativo Semanas de Gestação. Clique no banner abaixo e acesse gratuitamente!

Xô, incômodos!

Sabe aqueles incômodos típicos da 6ª semana de gestação? Com as 16 semanas, eles começam a ir embora! É o momento para realizar atividades leves e moderadas, como ioga, natação, caminhada ou dança. Desfrute da fase para comprar algumas roupas novas, mais larguinhas e bem confortáveis. Elas serão muito úteis!

Sem fôlego

É comum que, a partir do 4º mês, as mamães percam um pouco do fôlego ao realizar atividades básicas do dia a dia — como fazer uma simples caminhada pelo quarto. Isso acontece porque os hormônios estimulam o acúmulo de fluidos nos pulmões, dificultando o processo de respiração.

A tendência é que o efeito se agrave e, por isso, é preciso ter muita paciência. Procure exercitar o corpo de forma moderada e praticar alguns exercícios de respiração para estimular os pulmões.

E então, o que achou das nossas dicas exclusivas sobre as 16 semanas de gravidez? Agora que você já sabe tudo sobre esse período, aproveite e prepare-se para os próximos meses!

Categorias: Gravidez , Segundo trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.