Gravidez

5 semanas de gravidez

É bem provável que, com 5 semanas de gravidez, a futura mamãe tenha acabado de descobrir que está grávida. Nesse sentido, a descoberta de uma vida dentro de si traz uma enxurrada de emoções e dúvidas. Por mais que já se tenha passado por isso antes, cada gestação é única.

Nesse momento, ela começa a busca por respostas, principalmente sobre a saúde e o desenvolvimento do bebê. A maior preocupação da mamãe é com os cuidados que deve ter com essa vidinha que está se formando. Afinal, você não quer que nada aconteça com aquele que já é o amor da sua vida, não é mesmo?

Tudo começa pelo pré-natal. Essas visitas periódicas ao médico, além de indispensáveis, são a melhor forma de cuidar e proteger o bebê. Assim sendo, torna-se fundamental saber o que perguntar durante as consultas, para não deixar escapar nenhum detalhe.

Para isso, a seguir, veja o que acontece quando você chega a 5 semanas de gravidez. Boa leitura!

5 semanas de gravidez: o desenvolvimento do bebê

Com 5 semanas de gestação, seu bebê já tem um coração, e ele bate — ainda que discordantemente, mas bate. O serzinho que está em formação atinge aproximadamente 1,25 mm e tem o formato de uma letra C.

Os principais “blocos” que darão origem a todas as partes do bebê já estão estruturados e, dentro deles, o fígado, o rim e o sistema nervoso central estão formados. Os músculos e os ossos também já estão se desenvolvendo.

A ligação entre o que se tornará o cérebro e a medula espinhal, o tubo neural, está se formando. O cordão umbilical, na sua forma mais primitiva, está trabalhando para levar os nutrientes necessários do corpo da mamãe para o do bebê.

Dica: Como saber que eu estou grávida?

Entre esses nutrientes, o ácido fólico ganha mais importância durante essa semana, pois ele ajuda no desenvolvimento do tubo neural, evitando má formações — como a espinha bífida, que ocorre quando a medula espinhal não se fecha completamente.

Sintomas da fase gestacional

Os enjoos, principalmente matinais, se tornam mais intensos e frequentes, assim como a aversão a certos alimentos. Dores nas costas e cólicas parecidas com as menstruais podem surgir nesse momento.

O trabalho do seu organismo para desenvolver o corpinho do bebê se torna maior, aumentando o ritmo do seu metabolismo. A respiração e o ritmo cardíaco também aceleram para enviar oxigênio até o embrião e, por isso, o cansaço e a sonolência se tornam constantes.

A revolução hormonal que ocorre dentro do corpo da gestante causa ainda uma leve sensação de formigamento nos mamilos e deixa as mamas mais doloridas. Os hormônios provocam mudanças no humor, tornando-se comum uma maior sensibilidade, irritabilidade e ansiedade.

A vontade de urinar recorrente é perfeitamente normal. A prisão de ventre também costuma ser comum. É possível que surjam dores de cabeça e uma leve enxaqueca. Mas relaxe! A maioria desses sintomas desaparecem no 2º trimestre de gravidez.

Acompanhe cada estágio do período da gestação, além de solucionar diversas dúvidas que envolvem esse momento único. Veja no banner abaixo:

Mudanças no corpo da mãe

Durante a 5ª semana de gestação, o útero começa a aumentar, porém ainda de forma pouco perceptível. As mamas sim se tornam visivelmente maiores.

Também ocorrem mudanças na pele, que pode se tornar mais seca ou mais oleosa. As unhas se tornam mais resistentes e os cabelos ganham mais brilho e se apresentam mais viçosos. Pode ser que o seu xampu de costume já não aja mais do mesmo modo.

Começa a ficar visível o quanto a maternidade está tornando a futura mamãe mais radiante.

Cuidados com a saúde

Alimentação

Durante toda a gestação, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados. Porém, nessa fase de muitos enjoos, o ideal é optar por refeições mais leves e nutritivas. Abuse da vitamina C e do ácido fólico, os quais podem ser encontrados em vegetais escuros, como brócolis, e em frutas como morango, laranja e limão.

Prática de exercícios

Alguns exercícios físicos não só são permitidos como recomendados, desde que com a anuência do seu médico. Alguns deles são:

  • caminhadas;
  • ioga;
  • alongamentos;
  • práticas de meditação e respiração;
  • hidroginástica;
  • tai chi chuan;
  • exercícios cardiovasculares.

Existem outros exercícios, mais complexos e específicos para cada fase, que podem ser feitos com o acompanhamento de profissionais especializados. Vale ressaltar que toda atividade física durante a gestação ajuda na prevenção de problemas como as dores lombares, a obesidade, a diabetes gestacional, a pré-eclampsia, entre outros.

Dica: 8 alimentos e vitaminas essenciais durante a gravidez

Recomendações

É sempre bom lembrar que em nenhuma fase da gravidez é aconselhável o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros (até mesmo ficar perto de quem está fumando), drogas ou até mesmo medicação sem recomendação médica. A cafeína em excesso também deve ser evitada.

Exames

É nessa etapa que costuma ser feito o primeiro ultrassom, com o objetivo de datar a gestação, assegurar que a gravidez está implantada adequadamente no útero, confirmar o número de embriões (embrião único ou gestação múltipla) e a presença do batimento cardíaco fetal, que muitas vezes, não é possível ser detectado ainda neste exame. Os exames laboratoriais, típicos do pré-natal que se inicia, também costumam ser prescritos nessa etapa.

Normalmente são feitos exames de sangue, fezes e urina. Neles estão incluídos testes como fator Rh, HIV, toxoplasmose, herpes, sífilis, hepatite, glicemia, nível de ferro, citomegalovírus, entre outros de igual importância.

Dicas e curiosidades das 5 semanas de gravidez

Durante a 5ª semana de gravidez está acontecendo a nidação, ou seja, a fixação do zigoto no útero e sua transformação em embrião.

Nesse processo podem ocorrer pequenos sangramentos, muitas vezes, confundidos com a menstruação. Não se apavore com isso, é normal. Contudo, caso se sinta insegura, entre em contato com seu médico, pois ele poderá deixá-la mais tranquila.

Toda aquela enxurrada de emoções causadas pelas mudanças hormonais podem ser contornadas com o apoio do companheiro ou de alguém mais próximo com quem se possa conversar. Portanto, não tente lidar com as alterações no seu humor sozinha. Busque a ajuda de quem você ama.

Outra dica que deve ser reforçada para quem chega nessa fase de gravidez é quanto à ingestão do ácido fólico. É altamente recomendável que ela seja iniciada antes mesmo da gestação, quando se está planejando engravidar. No entanto, na 5ª semana, ela se torna indispensável.

Com 5 semanas de gravidez, sua jornada está só começando, e é importante estar preparada para as mudanças que estão a caminho, incluindo as relacionadas à 6ª semana da sua gestação.

Alguns hábitos e atitudes podem proporcionar uma experiência mais gostosa e segura você e seu bebê. Confira o banner abaixo:

Além disso, aproveite que está por aqui e entenda melhor como funciona a saúde da grávida no primeiro semestre!

Categorias: Gravidez , Primeiro trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.