Gravidez

13 semanas de gravidez

Quem está grávida sabe: cada período da gestação é uma verdadeira emoção. Isso porque, todos os dias, o bebê desenvolve algo novo, permitindo que a mamãe acompanhe os passos dessa linda evolução. E não vai pensando que é só isso, viu? Fora essas modificações importantíssimas, o corpo da mulher também é alterado — assim sendo, com a chegada das 13 semanas de gravidez, isso não seria diferente. 

O período é caracterizado por uma série de acontecimentos marcantes, como o crescimento do pescocinho do neném e a possibilidade de observar seus dedos polegares por meio do exame de ultrassom. Bem bacana, não é mesmo? 

Se você está vivendo esse período, ou se encontra perto dele, não saia daí. Para ajudá-la a lidar com essa fase da melhor maneira, trouxemos para este post os pontos mais relevantes dessa etapa. Curiosa? Então, acompanhe a leitura e fique por dentro!

13 semanas de gravidez: o desenvolvimento do bebê

Chegar nas 13 semanas de gravidez é motivo para comemorar! Afinal, nessa fase, seu futuro filho já apresenta o tamanho de uma ameixa grande, medindo até 10 centímetros e apresentando um peso corporal inferior a 28 gramas. Além disso, dia após dia, o pequeno passa por transformações emocionantes.

A primeira delas é que todas as estruturas fundamentais para o seu corpinho já estão concluídas. Para se ter uma ideia, o intestino, que antes dividia espaço no cordão umbilical, começa a se alocar no abdômen, uma vez que já existem centímetros suficientes para que esse órgão fique bem acomodado. 

O pâncreas também passa a produzir insulina, os rins fabricam a urina e o fígado secreta a bile diariamente. Sem dúvida, é um processo encantador!

Mas é claro que não é só isso. A seguir, mostraremos outras modificações extremamente relevantes durante as 13 semanas de gravidez. Veja:

  • pronto para a comunicação — as cordas vocais também estão em constante desenvolvimento. A partir daqui, seu filho ficará preparado para se comunicar assim que deixar a barriga;  
  • sistema nervoso central concluído — isso mesmo! Embora continue se desenvolvendo até 1 ano de vida após o nascimento, essa parte do organismo do bebê também está completa;
  • bexiga a todo vapor — o trato urinário está em perfeito funcionamento. Nesse momento, seu bebê costuma fazer xixi a cada 30 minutos. Mas não se preocupe! O líquido é armazenado dentro da bolsa e, posteriormente, eliminado pela placenta;
  • a chegada dos glóbulos brancos — durante o período, o feto começa a produzir glóbulos brancos, mas ainda permanece utilizando parte dos da mamãe. Esses componentes são transmitidos por meio da amamentação e servem, basicamente, para proteger o corpo contra possíveis infecções.

Dica: O que esperar para o segundo trimestre de gravidez?

O ponto mais marcante da semana

Fora essas mudanças, que são imperceptíveis pela mamãe, existem algumas alterações bastante significativas que marcam as 13 semanas de gravidez. Aqui, podemos dar um destaque especial ao pescoço, que se desenvolve e permite que o bebê movimente sua cabeça mais facilmente.

Outra informação curiosa é que os dedinhos polegares se apresentam bastante diferentes dos demais, fato esse que pode ser observado ao realizar um exame de ultrassom

Por falar em exames, se você deseja conferir cada detalhe do desenvolvimento do bebê, considere realizar um ultrassom 3D. Atualmente, essa tecnologia permite que os papais de plantão observem os dedinhos, o tamanho e, inclusive, algumas expressões faciais. 

Os sintomas dessa fase gestacional

Completar as 13 semanas de gravidez significa que você acabou de entrar no segundo trimestre de gestação. Parabéns! De acordo com algumas mamães que já viveram essa experiência, o período pode ser caracterizado como uma excelente fase da gravidez.

O motivo disso? Daqui para frente, os temidos incômodos, sentidos desde o início, finalmente começam a ir embora. Esse é o caso da famosa náusea, da micção constante e da fadiga em excesso. Ou seja, esse é um momento ótimo para curtir sua barriguinha e se preparar para a chegada do seu bem mais precioso. 

Por outro lado, você também começará a notar algumas falhas da memória recente — um sintoma muito comum nesse período. Porém, nada de pânico. Esse é um sinal que vai embora assim que seu bebê chegar.

Confira no banner abaixo algumas orientações para que o seu bebê chegue em um ambiente familiar confortável e seguro.

As principais mudanças no corpo da mulher

E se o bebê passa por inúmeras transformações, o corpo da mamãe não fica para trás. Aqui, muitas gravidinhas começam, de fato, a se sentirem grávidas, uma vez que a cintura começa a apresentar os primeiros sinais de que vai engrossar. 

Sabe aquela boa e velha calça jeans que você usava quase sempre? Pois bem, ela passará a ficar um tanto incômoda no corpo, e sua vontade será vestir peças mais largas e confortáveis — como aqueles modelos específicos para gestantes que você estava namorando há tempos.

Já as veias do seu corpo ficarão mais visíveis, principalmente nos seios e na barriga, como um sinal de que ele está se preparando para os próximos meses. Curta esse momento!

Dica: Moda gestante: aprenda como escolher peças confortáveis e naturais para o corpo!

Cuidados e dicas para a futura mamãe

Ao longo das 13 semanas de gravidez, é recomendado que a futura mamãe passe a cuidar bem da alimentação. Portanto, além de ingerir alimentos saudáveis e não muito gordurosos, não se esqueça de priorizar os ingredientes ricos em cálcio

Nos próximos meses, seu organismo precisará (e muito!) desse nutriente para conseguir desenvolver com eficiência os ossinhos do bebê. Entre os itens indispensáveis nessa dieta estão: 

  • iogurtes; 
  • suco de couve crua; 
  • queijos e derivados do leite. 

O cenário ideal é que você, mamãe, tenha engordado até 2 kg até aqui — e caso tenha passado desse peso, evite a ingestão de comidas muito açucaradas ou com alto teor calórico.

Para equilibrar, uma boa dica é praticar alguma atividade física do seu interesse, como pilates, caminhada, hidroginástica ou, até mesmo, musculação. Contudo, não se esqueça de conversar antes com seu médico a fim de saber os exercícios mais indicados para o seu quadro. Vale a pena! E aí, mamãe: o que achou do nosso post exclusivo sobre as 13 semanas de gravidez? Acredita que, após a leitura, será mais fácil — e tranquilo — passar por esse período? Então, aproveite que está por aqui e descubra o que acontece com a saúde da grávida no primeiro semestre!

Categorias: Gravidez , Primeiro trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.