Curiosidades da gravidez

13 semanas de gravidez: saiba o que esperar desse período

Com 13 semanas de gravidez, a futura mamãe está mais adaptada à ideia de que tem um bebê crescendo em sua barriga, mesmo que ainda não pareça para quem não sabe da gestação. É o início do segundo trimestre! Para boa parte das gestantes, os desconfortos do primeiro trimestre com as náuseas, enjoos e cansaço já diminuíram e os riscos de um aborto espontâneo também são bem menores, o que deixa a mulher mais tranquila.

Para muitas grávidas, a 13ª semana da gestação é o começo da lua de mel com a gravidez, sendo uma fase de muitas descobertas e novas emoções — e é sobre elas que vamos falar neste artigo!

A seguir, elencamos as principais mudanças no seu corpo e no desenvolvimento do bebê nesse período que marca o fim de um trimestre e início do próximo. Quer saber mais? Continue a leitura!

As mudanças no corpo da grávida com 13 semanas de gravidez

Sua barriga está ficando mais arredondada, com jeito de grávida. Para algumas mulheres, pode parecer apenas que ganharam alguns quilinhos. As calças mais justas já vão apertar na cintura, que começa a engrossar — é bom providenciar outras mais confortáveis! Evite roupas apertadas para não ter mal-estar e dificuldades com a circulação.

As veias dos seios e da barriga estão mais proeminentes, o que é normal, pois seu corpo está com um volume maior de sangue para nutrir o bebê. Esse aumento sanguíneo é progressivo e até o fim da gestação você terá até 50% a mais de volume de sangue circulando. Na gravidez de gêmeos, esse aumento sanguíneo é maior que na gestação única.

Seu coração também começa a ser mais demandado. A partir da 12ª semana, o débito cardíaco, ou seja, o volume de sangue que seu coração bombeia a cada minuto, começa a se elevar, com picos na 28ª e 32ª semanas, podendo bombear de 30% a 50% mais sangue que antes da gravidez.

Tenha hábitos e atitudes que garantem uma experiência mais segura para você e seu bebê. Clique no banner abaixo e saiba como:

Cuidados com a alimentação

Os enjoos e as náuseas estão indo ou já foram embora para a maioria das grávidas nessa fase. O apetite melhora e você pode sentir vontade de comer mais. No entanto, é preciso ficar de olho na qualidade da sua dieta, para não exagerar nos alimentos muito calóricos e de baixo valor nutricional.

Nessa fase, seu bebê vai precisar de mais cálcio, pois seus ossos estão crescendo e se calcificando. Por isso, é importante que você tenha no cardápio leite e derivados, como queijos e iogurtes.

As frutas devem estar presentes todos os dias in natura e em sucos. Aliás, ingerir muito líquido é essencial para essa fase e para as próximas semanas. Para aumentar o volume sanguíneo de que falamos — essencial para a oxigenação e nutrição do seu bebê no útero —, seu corpo precisa de mais água. Isso também ajuda a melhorar a retenção de líquido, um problema comum na gravidez.

Alimentos ricos em ferro, como feijão, verduras verde-escuras e carnes vermelhas bem passadas também são importantes nessa fase para evitar que você desenvolva anemia.

Dica: A importância da alimentação saudável durante a gravidez

Aumento da libido

Com a redução dos desconfortos, a libido volta com tudo nessa semana. O segundo trimestre que se inicia é um período em que as grávidas se sentem muito sensuais. A barriga ainda não está tão grande a ponto de incomodar e o bebê ainda não está tão pesado para pressionar a pelve. Se não houver restrições médicas, aproveite o sexo na gravidez.

Como está o desenvolvimento do bebê

Seu pequenino mede entre 6,6 e 10 centímetros, da cabeça até o bumbum, e pesa aproximadamente 28 gramas. Ele ainda tem a cabecinha bem maior que o corpinho. Na verdade, a cabeça representa metade de todo o seu tamanho.

Porém, agora, o crescimento da cabeça desacelera e o corpo se desenvolve mais, ficando mais proporcional. O pescoço do bebê já está mais desenvolvido e consegue segurar o peso do crânio, permitindo que ele mexa a cabeça de um lado para o outro.

Os dedinhos também começam a se definir melhor, embora o dedão seja bem maior que os outros. Pés e mãos já estão totalmente formados e agora começa a etapa de enrijecimento de músculos e articulações de todo o corpo.

Saiba tudo sobre os movimentos do bebê no banner abaixo:

Desenvolvimento dos órgãos internos

É incrível, mas em apenas 3 meses, todos os órgãos do bebê estão formados, inclusive o complexo sistema nervoso central — que continuará a se desenvolver após o nascimento, durante todo o primeiro ano de vida da criança.

De agora até as próximas 28 semanas que faltam para o parto, os órgãos do seu pequeno vão crescer e amadurecer. Se o seu bebê for uma menina, os primeiros óvulos dela já estão se formando. Eles ficarão armazenados durante toda a vida dela, sendo liberados no momento oportuno durante os ciclos menstruais.

Seu bebê faz xixi

Com 13 semanas de gravidez, os rins e a bexiga do bebê já estão funcionando! Isso significa que o líquido amniótico que ele engole a cada 30 minutos agora será eliminado pelo seu próprio sistema urinário. Sim, seu bebê já faz xixi! Pode parecer estranho que ele beba continuamente a urina, mas não tem com o que se preocupar: de tempos em tempos, o líquido amniótico é filtrado pela placenta.

Órgão sexual saliente

Na 13ª semana, o órgão sexual do bebê está proeminente, mas ainda não é possível ter certeza do seu sexo. A boa visualização no ultrassom dependerá da posição em que o bebê está e da experiência do médico que está fazendo o exame. O mais provável é conseguir confirmar se você espera um menino ou uma menina a partir da 16ª semana, mas já dá para iniciar as brincadeiras e apostas na família.

Exames realizados na 13ª semana da gestação

O ultrassom gestacional de translucência nucal é feito nesse intervalo entre a 11ª e a 13ª semana da gravidez. Ele é usado para medir um líquido que fica na região da nuca do feto e que só é visível nessa época da gestação.

Por meio desse exame, o obstetra pode avaliar o risco de malformações fetais, alterações nos cromossomos, como a que causa a Síndrome de Down, e síndromes genéticas. Havendo alterações nesse exame, o obstetra pode solicitar outros para confirmar ou descartar o diagnóstico.

É muito importante que toda grávida faça o acompanhamento pré-natal, com acesso a todos os exames recomendados, para preservar a sua saúde e a do bebê. O Ministério da Saúde recomenda um mínimo de seis consultas de pré-natal e a Organização Mundial da Saúde aumentou sua recomendação de no mínimo 4 para ao menos 8 consultas com o obstetra.

Dica: Exames de pré-natal: saiba quais são e quando fazer!

Assim, com 13 semanas de gravidez, o ideal é que você já tenha feito ao menos uma delas. Nas últimas semanas, a frequência das consultas de acompanhamento é reduzida para cada 15 dias.

Esse acompanhamento é fundamental para identificar problemas com a mãe ou o bebê, os quais precisem ser controlados ou tratados para evitar complicações na gestação e durante o parto. Vá a todas as consultas e curta ao máximo as próximas semanas que logo, logo, seu bebê está chegando!

Quer saber mais? Não perca nenhum dos nossos posts sobre o desenvolvimento do bebê semana a semana. Assine nossa newsletter!

Categorias: Curiosidades da gravidez , Pré-natal , Primeiro trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.