Gravidez

19 semanas de gravidez

A cada dia, a gestação fica mais evidente e o sonho do nascimento da criança mais real. Este guia tem mostrado para as mamães e papais como ocorre cada um desses momentos que antecedem o parto. Chegou a hora de ler sobre as 19 semanas de gravidez, o início da fase final e a preparação para receber o filho ou filha em casa.

Nos tópicos a seguir você vai ter as informações gerais e específicas a respeito das 19 semanas. O desenvolvimento do neném, as mudanças e sintomas no corpo da mamãe, os cuidados com a saúde de ambos e algumas curiosidades dessa época. Confira!

Desenvolvimento do bebê

Se nas semanas anteriores a criança tem um desenvolvimento quase completo dos órgãos sensitivos, agora é o momento do cérebro fazer o trabalho dele.

Com 19 semanas, o principal órgão do corpo humano passa a definir o que é a audição, o olfato, o paladar, a visão e o tato. Ou seja, a criança vai começar a escutar e “entender” o que você diz, já que o cérebro vai trazer significados à audição e aos demais sentidos.

Esse desenvolvimento é um dos mais importantes de todo o período gestacional. A criança passa a se sentir, a definir odores e a diferenciar o gosto das coisas. Trata-se de um autodescobrimento ali mesmo, dentro do corpo da mamãe.

Há estudos que provam que a criança passa a ter reações mais espontâneas, como o riso, por exemplo, que pode até ser captado em um momento de sorte, durante um exame de ultrassom.

O crescimento intelectual e cerebral da criança é a principal mudança trazida na 19 ª semana. Porém, além disso, ele também continua a crescer em tamanho, ganha mais peso e conhece novas aptidões e habilidades.

O desenvolvimento dos rins também merece destaque: eles já estão bem desenvolvidos nesse período da gestação. Inclusive, com produção de urina.

Dica: Audição do Bebê: entenda o desenvolvimento

Sintomas da fase gestacional

Por conta das mudanças de localização do útero, a mulher passa a sentir mais dores na região do ventre e também na coluna. O crescimento do bebê aperta os outros órgãos e os ossos e isso causa essas dores.

Em alguns casos, as dores são suportáveis; mas, em outros, é preciso tomar alguns medicamentos em situações especiais e mudar o estilo de vida para conseguir suportá-las. Procure o seu médico quando elas vierem, principalmente se forem fortes demais.

Até agora, esse é o momento da gestação em que a mulher se sente mais inchada e essa sensação é real. Por conta disso, podem surgir varizes nas pernas.

Além disso, estrias também podem aparecer, assim como celulites em partes específicas do corpo da mamãe, como os glúteos e as coxas.

Outro sintoma comum é a mudança na forma de respirar. Com o crescimento da barriga, os pulmões e o diafragma (musculatura que atua na respiração) ficam comprimidos. Isso leva a mudança do padrão de respiração da gestante. Ela, que inicialmente apresentava uma “respiração abdominal”, passa apresentar uma “respiração torácica”.

No início, a mulher pode até sentir falta de ar e ter dificuldades para respirar dessa nova maneira. Porém, em poucos dias ela se adapta naturalmente.

Mudanças no corpo da mãe

Além do crescimento da barriga e dos seios, o corpo da mulher passa por algumas outras transformações durante as 19 semanas. Os mamilos tendem a ficar mais escuros e surge uma espécie de linha no centro da barriga da mãe, por conta da distensão da pele.

Outra mudança perceptível é em relação ao cansaço. Por conta das dificuldades de respiração, a mulher tende a ficar mais cansada, fadigada e, assim, mais sedentária.

Não caia nessa! É preciso realizar atividades físicas todos os dias, por mais leves que sejam. Isso é para o seu bem e também para o do bebê.

Clique no banner abaixo e tire suas dúvidas sobre armazenamento de células-tronco:

Cuidados com a saúde

São muitos os cuidados que a mulher deve ter com a saúde durante as 19 semanas de gravidez. Além da questão do sedentarismo, que deve ser evitado ao máximo, a alimentação também passa por mudanças.

Nesse momento, a mãe precisa de uma dieta rica em vitaminas, em especial a C, com o objetivo de melhorar a imunidade materna. É hora do seu nutricionista, em parceria com o médico, realizarem modificações na sua alimentação. Inclusive para trazer mais energia e disposição à sua rotina.

Algumas mulheres podem ter problemas relacionados a inflamações e infecções urinárias. Além disso, você vai ter cada vez mais vontade de ir ao banheiro. Nesse caso, a dica é sempre fazer a higienização adequada da região para evitar possíveis problemas de saúde.

O sono precisa estar muito bem regulado durante esse período. É comum sentir azia e queimação, e uma noite bem-dormida pode evitar isso. Fique longe de café, refrigerantes, alguns tipos de chá e até do leite.

Diminua bastante a ingestão de sal e produtos com muito sódio. Ele deixa você ainda mais inchada. Aumente o consumo de comidas ricas em magnésio. Trata-se de um mineral ótimo para essa fase da gestação.

Beba muita água e se movimente de tempos em tempos. Não fique um período longo sentada, deitada ou em pé. Reveze entre essas diferentes posições.

Dica: Como dormir bem na gravidez? Conheça 8 dicas infalíveis!

Dicas e curiosidades das 19 semanas de gravidez

Esse é um momento importante para você e as demais pessoas responsáveis pela criação da criança entenderem como a gestação funciona. Por isso, leia livros, converse com outras mães e pais e procure informações na internet que possam ajudá-la, ainda mais se esse for o seu primeiro filho ou filha.

As relações sexuais podem ficar um pouco mais complexas nesse período por conta do crescimento da barriga. Porém, se você tiver desejo, pode fazer sem medo de ser feliz. Quanto mais relaxada e satisfeita a mulher estiver, melhor para ela e também para o bebê.

Tome algumas precauções no trabalho, como não ficar o tempo todo na mesma posição, descansar brevemente a cada 3 horas, parar cerca de 30 minutos após as refeições quando for possível e evitar estar em contato com situações de risco.

Sobre as atividades físicas, a dica é que você comece a levantar um pouco de peso, mas sem exageros. É preciso fortalecer seus músculos para conseguir ter qualidade de vida no restante da gestação e força durante o parto.

Essas são as 19 semanas de gravidez. Trata-se do início da última fase gestacional, que leva a gravidez para o último trimestre. Continue em nosso blog e veja o que a aguarda na 20 ª semana!

Categorias: Gravidez , Segundo trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.