Curiosidades da gravidez

É possível evitar as temidas estrias durante a gravidez?

A gravidez é um dos momentos mais importantes e significativos na vida de uma mulher. Sentir seu bebê crescendo dentro do seu ventre, presenciar os primeiros chutes e ouvir o acelerado coraçãozinho transforma os sentimentos e as emoções da futura mamãe.

Porém, apesar de ser um momento mágico, a gravidez traz algumas situações e marcas estéticas indesejadas para a maioria das mulheres, dentre elas as temidas estrias. Não existe milagre ou forma 100% eficaz para evitar e combater essas marquinhas da pele, porém, algumas atitudes podem minimizar o problema. Vamos conhecer?

O que são e como surgem as estrias

As estrias são marcas que surgem como cicatrizes na pele. Elas são resultantes do aumento de massa no corpo de forma muito rápida. Ou seja, quando engordamos ou ganhamos muita massa muscular em um curto espaço de tempo a pele precisa esticar de maneira abrupta para acomodar essa nova realidade.

Dica: Aprenda a lidar com esses 4 incômodos comuns ao final da gravidez

Qualquer pessoa pode apresentar estrias no corpo, pois, elas representam a capacidade e o limite de elasticidade da pele de cada indivíduo, o que varia é o tipo e a quantidade e isso quem vai determinar é a genética de cada um. Para as futuras mamães é importante observar se sua mãe e irmãs desenvolveram as marcas durante o período gestacional. Se a resposta for sim, então você provavelmente também sofrerá com os temidos riscos.

Durante a gravidez as estrias tendem a surgir principalmente na barriga e seios, locais onde a pele estica mais. Mulheres que ganham muito peso e acabam ganhando mais quadril, pernas e bumbum podem ter estrias nessas regiões também.

Como evitar

Como dissemos anteriormente, não existe uma fórmula mágica para evitar o surgimento de estrias, ainda mais se você tiver pré-disposição genética para tais. Porém, algumas atitudes podem amenizar o problema, tais como:

Ganhe peso aos poucos

Manter uma dieta equilibrada e coordenada com orientações médicas para não ganhar peso muito rapidamente (e muito menos em excesso) durante a gestação é fundamental. Procure seguir seu obstetra e nutricionista, pois quanto mais gradativo e lento for o ganho de peso, maiores serão as chances de você evitar que a pele estique muito do dia para noite, minimizando a chance do surgimento de estrias.

Dica: Você sabe quando uma gravidez é considerada de risco?

Hidratação em tempo integral

Não há pesquisas que comprovem a eficácia no uso de cremes e óleos para inibir o surgimento de estrias na pele, porém, uma coisa é certa e os dermatologistas afirmam: é preciso manter a pele muito bem hidratada durante a gestação.

Por isso, procure usar diariamente cremes com alto poder hidrante, loções corporais à base de vitamina E e óleos de amêndoas, eles ajudam a manter a pele hidratada e amenizam o processo natural da pele de se “esticar” durante os nove meses.

Tratamentos estéticos pós-parto

Existem inúmeros tratamentos que visam minimizar e amenizar o aspecto das estrias, como cremes dermatológicos, peeling e seções com laser. Todos tendem a suavizar e devolver à região a coloração natural da pele, ou seja, diminuindo as lesões brancas ou marrons das estrias.

Isso porque tais tratamentos estimulam o tecido a produzir mais colágeno na região afetada. A hidratação deve continuar mesmo após a gestação, só evite passar cremes, óleos e loções nos seios nesse período por causa da amamentação.

Dica: Saiba como evitar seios rachados na amamentação

Os tratamentos estéticos mais invasivos como peeling com ácido e seções de laser devem ser feitos apenas após a liberação do seu obstetra, por isso, não os faça por conta própria para não colocar em risco a saúde do seu bebê e a sua também.

Dica do bem

Para quem ainda não tem liberação médica ou está em dúvida sobre qual tratamento enfrentar, pode optar por boas doses diárias de sol. O bronzeamento natural e feito aos poucos é capaz de disfarçar as marquinhas e deixar a pele mais uniforme, além de ser uma fonte inesgotável de vitamina D.

Se você já está esperando a chegada do seu bebê, teste seu conhecimento e descubra se está preparada para o grande dia!

Quizz- Preparada para ser mamãe?

E você tem alguma dica ou segredo para evitar ou amenizar as estrias durante e após a gravidez? Comente e divida conosco!

Categorias: Curiosidades da gravidez , Gravidez

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.