Gravidez

6 semanas de gravidez

Se você está com 6 semanas de gravidez, provavelmente você acabou de descobrir que agora carrega um serzinho em seu ventre. Isso acontece porque é nessa semana que a maior parte das mães percebe a falta da menstruação como certeira. 

É preciso se informar bastante durante toda a gravidez para tomar decisões com consciência, além de entender melhor todas as mudanças que acontecem no corpo da mulher. Neste texto, falaremos sobre acontecimentos importantes durante a 6ª semana de gravidez, como o desenvolvimento do bebê e as alterações no corpo da mãe.

Gostou da ideia? Então, continue com a leitura!

Desenvolvimento do bebê — o início da formação de órgãos vitais

Um fato curioso sobre o crescimento de seu bebê com 6 semanas de gravidez é que, apesar de ser um embrião pequenino, ele desenvolve extremamente rápido. O tubo neural começa a se fechar sobre o que vai ser, muito em breve, a medula espinhal de seu filho.

Apesar de os batimentos cardíacos serem observados mais facilmente por meio de um ultrassom, a circulação sanguínea acontece como deve, de forma básica, enviando sangue para todo o comprimento do minicorpinho. O tubo do coração está crescendo aos poucos e virando quatro câmaras primitivas que batem como um tamborzinho.

Dica: Como dormir bem na gravidez? Conheça 8 dicas infalíveis!

Outros órgãos muito importantes também começam a se formar nesta semana — como rins, fígado e pulmões. Estes levam quase toda a gravidez para amadurecerem. Assim, um brotinho de pulmão aparece entre o esôfago e a boca do neném, o que forma a traqueia — que se divide em dois ramos, formando o pulmão esquerdo e o direito.

Nesta semana, também, algumas dobras de tecido bem pequenas estão começando a se desenvolver para se tornarem o que virá a ser o rostinho de seu neném. Delas virão as bochechas, a mandíbula e o queixinho, enquanto as áreas do nariz e dos olhos ficam protuberantes e a estrutura da orelha vai empurrando para dentro. 

Outras novidades desse período:

  • com 6 semanas de gravidez, seu bebê mede mais ou menos 4 milímetros — dando, mais ou menos, o mesmo tamanho de uma semente de romã ou de um pistache.
  • é na sexta semana que os membros começam a aparecer;
  • os órgãos genitais começam a ser formados e em breve você poderá saber se é menino ou menina;
  • as narinas também começam a aparecer e o olhos estão enormes, desproporcionais ao tamanho da cabeça e sem pálpebras.

Sintomas na fase gestacional

Nessa fase, podem acontecer os famosos enjoos matinais. Eles ocorrem em cerca de 70% das grávidas. Uma boa notícia para você, se estiver nesta situação, é que eles costumam ter seu auge durante o primeiro trimestre da gestação.

Outra coisa que pode estar acontecendo é a dificuldade de ir ao banheiro. Isso é devido ao aumento de progesterona, que deixa o sistema digestório mais lento. Para melhorar essa situação, coma bem, com uma dieta equilibrada e com alimentos ricos em fibra, beba bastante água — cerca de 3 litros por dia — e exercite-se diariamente — veja com seu médico qual o melhor tipo de exercício para você.

Além dos enjoos e da constipação, um sintoma quase certeiro na maior parte das grávidas é o sono. Qualquer posição é boa para tirar um cochilinho, principalmente ao final da tarde. Assim, cansaço e fome em horários não tão comuns para a mãe também podem aparecer. Tudo isso é muito normal e não deve ser motivo de preocupação.

Por falar nisso, alguns tipos de dores também são muito comuns durante essa semana — como algumas cólicas, dores nas costas, nas pernas, algumas fisgadas e sensação de barriga pesada —, porém, se senti-las cada vez mais fortes e em apenas um dos lados do baixo-ventre, consulte um médico mais rápido possível. É preciso ver se a gravidez está acontecendo no local certo, ou seja, dentro do útero, e não em uma das trompas.

Saiba como preparar-se para uma gestação tranquila e saudável, clique no banner abaixo:

Mudanças no corpo da mãe com 6 semanas de gravidez

Com 6 semanas de gravidez, é capaz que você esteja sentindo os seios formigando, um pouso sensíveis ou até doloridos. Isso acontece por causa do aumento de fluxo sanguíneo na área, mostrando que seu corpo está nada mais nada menos que se preparando para a hora da amamentação.

Para amenizar esse desconforto, use um sutiã que dê suporte (inclusive à noite) — evite aqueles que vêm com um arame na parte inferior, pois podem deixar os seios mais sensíveis e machucá-los.

Além de mudanças físicas, as alterações no humor da mãe já podem começar a aparecer, mesmo que bem poucas. Nessa fase da gravidez, os níveis de hormônio estão muito altos, causando oscilações de humor e uma sensibilidade acima do normal.

Cuidados com a saúde

Caso você tenha engravidado antes de começar a tomar ácido fólico, é legal ir ao seu médico e solicitar uma receita. Isso porque essa substância é muito importante para a boa formação do sistema nervoso do seu bebê. O ácido fólico reduz o risco de malformações do sistema nervoso fetal. Pode ser que seu médico peça para você tomar apenas o ácido fólico ou uma combinação dele com ferro, para ajudar a prevenir anemia — que é muito comum durante toda a gestação e puerpério.

Para garantir, você também pode aumentar o consumo de alimentos ricos em ácido fólico — como laranja, lentilhas, espinafre e feijão — e ferro — como carnes vermelhas, brócolis e couve —, melhorando a produção sanguínea e diminuindo o risco de anemia.

Dica: Com quantos meses a barriga aparece durante a gravidez?

Curiosidades das 6 semanas de gravidez

É muito mais fácil descobrir a gravidez na sexta semana. Isso acontece porque os níveis hormonais podem estar altos o suficiente para indicarem positivo em exames laboratoriais. Antes disso, as chances de acontecer um falso negativo são bem maiores.

Um fato interessante é que, quanto menor o bebê, mais rápido seu coração bate, podendo chegar a uma frequência de 160 batimentos por minutos. Rápido, não é?

Ter uma boa alimentação é essencial para um desenvolvimento gestacional saudável . Assim, comer bem e de forma variada é o melhor a se fazer. Mas entenda que, por mais que muita gente diga isso, comer bem não significa comer por dois. Ganhar muito peso aumenta os riscos de complicações na gravidez, sendo recomendado ganhar de um a um quilo e meio por mês.

A cada semana o seu bebê vai se desenvolver e seu corpo mudará. Muitos cuidados terão que ser tomados daqui para frente, mas essa é uma fase da vida que é mágica para muitas mulheres só de saberem que estão gerando outro ser humano.

Informe-se bastante, para não ser pega de surpresa por coisas simples — você pode até dar uma olhadinha no conteúdo sobre a sétima semana de gravidez, para já se preparar. 

Acompanhe cada estágio da sua gravidez com o aplicativo Semanas de Gestação. Clique no banner abaixo e acesse gratuitamente!

Gostou do nosso conteúdo sobre 6 semanas de gravidez? Então aproveite a visita para ler também sobre a primeira parte do que acontece em cada semana da gravidez.

Categorias: Gravidez , Primeiro trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.