Gravidez

17 semanas de gravidez

Poucas mamães imaginam, mas com a chegada das 17 semanas de gravidez, há inúmeras mudanças para lá de significativas — tanto no seu próprio corpo quanto no do bebê. Esse é o caso do crescimento do corpinho, que aumenta rapidamente, e você já conseguirá senti-lo mexer. Não é demais?

Também conhecido como 4 meses de gestação, o período é um dos mais tranquilos de toda a fase, sendo a oportunidade perfeita para que você aproveite, ao máximo, essa vivência única na vida de uma mulher. Mas afinal, quais são essas transformações tão relevantes e como identificá-las daqui para frente?

Para que você compreenda o que acontece nesse momento, criamos um post especial. Não deixe de conferir a leitura e anotar nossas dicas exclusivas. Você vai adorar!

17 semanas de gravidez: o desenvolvimento do bebê

As 17 semanas de gravidez são marcadas por diversas transformações pertinentes. A primeira delas diz respeito ao início do armazenamento de gordura no corpinho do bebê — característica esta que é essencial para que o seu frágil organismo consiga fazer a manutenção do calor. E mesmo que o tecido adiposo do pequeno tenha aumentado e sua pele ficado mais espessa, seus vasinhos sanguíneos ainda estão bem visíveis e se manterão assim por mais algumas semanas.

Há outros pontos interessantes e que não devem passar despercebidos durante esse período de gestação. Quer saber quais são eles? Abaixo, listamos os principais:

  • coração regulado — o órgão está funcionando perfeitamente e, agora, é comandado pelo cérebro
  • a visão — é verdade que as pequenas pálpebras do bebê ainda estão fechadinhas, porém isso não o impede de perceber a luz. É o início do seu desenvolvimento ocular
  • pulmões quase prontos — o sistema respiratório está parcialmente concluído. Até aqui, o pequeno já possui traqueia, bronquíolos e brônquios. Entretanto, ainda há alguns elementos que precisam se desenvolver, como é o caso dos alvéolos, que só ficarão prontos com a chegada das 35 semanas; 
  • dentinhos — o cálcio, nutriente essencial durante a gestação, passa a ser depositado nos ossinhos. Isso permite que eles fiquem mais fortes e, inclusive, que o crescimento dos primeiros dentes (que começarão a aparecer no maxilar) se intensifique.  

O ponto mais marcante dessa fase

Também é importante ressaltar que o neném já está bem maior do que a placenta. Seu tamanho é o equivalente ao de uma pera grande, o que gira em torno de 12 centímetros. Embora as medidas sejam bem singelas, seus braços já se movimentam bem — e com total agilidade. Por isso, prepare-se, pois é capaz de que, nos próximos dias, você consiga sentir a mobilidade dele com mais facilidade e intensidade.

Quando isso acontece, algumas mamães ficam preocupadas, acreditando que o neném pode se machucar dentro do útero. Mas fique tranquila: na sua barriga, o feto está preso pelo cordão umbilical que, entre diversas funções, atua como um “cinto de segurança”. Nesse período, tal estrutura se apresenta mais fina, porém com uma resistência altíssima.

Dica: A coleta de células-tronco do cordão umbilical é dolorosa para o bebê?

Os sintomas do período gestacional

Não há como negar: para as mamães, as 17 semanas de gravidez são extremamente emocionantes. É durante esse período que boa parte das mulheres começam a sentir o bebê se mexer.

Contudo, não crie grandes expectativas — esses movimentos ainda são singelos, e a sensação é parecida com a de “pequenas bolinhas de gás” estourando dentro da barriga. Em paralelo a essa evolução, você também será estimulada — mesmo que de maneira inconsciente — a colocar a mão sobre o abdômen e a manter o contato com seu pequeno mais frequentemente.

Esse é um momento para se preparar, uma vez que, em pouquíssimo tempo, esses movimentos ficarão mais intensos e já será impossível confundir a sensação de um chute. Curta muito!

Clique no banner abaixo e tire suas dúvidas sobre armazenamento de células-tronco:

As principais mudanças no corpo da futura mamãe

Se por um lado há inúmeras transformações no corpinho do bebê, o mesmo acontece no organismo da mulher. As 17 semanas de gravidez são um período em que a mãe já está bem adaptada ao seu novo tipo físico, sem precisar se preocupar com o péssimo caimento das roupas ou com a maneira de andar — que, até dias atrás, ainda estava um tanto desajeitada.

É o momento de aproveitar cada segundo da gravidez, seja montando um guarda-roupa repleto de itens de maternidade ou escolhendo os primeiros elementos para o quartinho do seu filho.

Como você já deve ter notado, a cada período, surgirão novos sintomas no seu dia a dia. Neste, um dos mais relevantes diz respeito ao aumento da azia e das ondas de calor — basicamente, isso acontece por conta do nível de progesterona no organismo, o qual deve se regularizar nos próximos meses. Também existem outros sinais que merecem sua atenção. São eles:

  • inchaço — para oferecer ao bebê todos os nutrientes necessários, seu fluxo sanguíneo estará intenso. Tal fenômeno faz com que você se sinta mais inchada e com uma disposição menor no fim do dia;
  • coceira — sua barriga ou suas mamas estão coçando? Esse fato pode acontecer por conta da pele, que está esticando conforme o feto cresce. Para evitar que a superfície seja prejudicada, não deixe de hidratar a região diariamente;
  • sonhos — é provável que você tenha alguns sonhos estranhos nesse período. Essa é uma consequência das alterações hormonais.

Dica: Sono na gravidez: como é o sono em cada etapa da gestação?

Dicas, curiosidades e cuidados com a saúde

Ao longo das 17 semanas de gravidez, a mulher sente bastante energia e disposição. Para manter esse cenário, não deixe de investir em hábitos saudáveis, como priorizar as boas noites de sono e seguir uma alimentação balanceada. Se possível, considere realizar o acompanhamento com uma nutricionista especializada no assunto. Inclusive, é de extrema importância evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, além do consumo de café. Cigarros? Aqui, nem pensar!

Como falamos acima, o fluxo de sangue tem o seu volume aumentado — até mesmo, na região pélvica. Dito isso, caso você tenha propensão a desenvolver hemorroidas, deve ficar atenta. Tal problema acontece nas veias localizadas no reto, que ficam bem dilatadas e podem causar uma série de incômodos no dia a dia. A melhor maneira de se prevenir é ingerindo muita fibra e água. Praticar atividades físicas também é fundamental para manter o corpo em movimento e impedir o acúmulo sanguíneo no local.

E se você pensava que gestante não poderia fazer exercícios, saiba que está bem enganada! Esse é um excelente momento para cuidar do corpo e realizar práticas de leve intensidade. Quais são elas? Yoga, pilates, hidroginástica e caminhadas. Converse com seu médico e experimente!

Viu só? Com as nossas dicas, ficará mais fácil passar pelas 17 semanas de gravidez com total tranquilidade! Depois de conferir tudo sobre o assunto, aproveite ainda para saber o que acontece com a grávida durante o primeiro semestre. Conhecimento é sempre bem-vindo!

Categorias: Gravidez , Segundo trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.