Gravidez

10 semanas de gravidez

Se você veio até aqui é porque, provavelmente, já chegou a 10 semanas de gravidez, correto? Embora ainda seja um tanto cedo, esse momento é marcado por uma série de transformações — tanto no seu corpo, quanto no desenvolvimento do bebê.

Mas afinal, será que você sabe, de fato, como passar por essa fase com mais tranquilidade e segurança? Se a resposta foi “não”, fique sossegada! Para deixá-la por dentro de todos os acontecimentos desse período, criamos este post sobre o assunto.

Na leitura, você descobre todos os detalhes que acontecem na 10 ª semana de gravidez, bem como fica por dentro de algumas dicas básicas para aproveitar cada acontecimento ao máximo. Prepare-se e acompanhe!

Acompanhe cada estágio da sua gravidez com o aplicativo Semanas de Gestação. Clique no banner abaixo e acesse gratuitamente!

Desenvolvimento do bebê

Quem está grávida já sabe: cada etapa da gestação é motivo de alegria. O bebê está se desenvolvendo cada vez mais — e, em breve, você poderá tê-lo nos braços. Com a chegada das 10 semanas de gravidez já se foram 3 meses de gestação.

Neste momento, a sua gestação está na fase inicial. Ainda assim, já é possível notar uma série de evoluções que acontecem dentro da sua barriga. Para se ter uma ideia, o feto tem aproximadamente 3 centímetros de comprimento, pesando um pouco menos de 4 gramas. Super pequenininho e equivalente a um morango!

E mesmo assim, a cada dia, novos detalhes surgem em seu corpinho. Esse é o caso das unhas, do cabelo e até mesmo de uma penugem bem sutil sob a pele. Por outro lado, os órgãos vitais, ou seja, aqueles que são fundamentais para a nossa vida, já estão formados e funcionando perfeitamente — rins, cérebro, pulmões e fígado.

Se você está ansiosa para saber se está esperando um menino ou uma menina, aguarde mais alguns dias! Por enquanto, os órgãos sexuais externos ainda estão sendo definidos, e a identificação só é possível no ultrassom a ser feito em mais algumas semanas.

A cabeça também está um pouco grande se comparada ao corpo. Junto a ela, a testinha do bebê apresenta-se mais proeminente. Mas não se preocupe: com o tempo, ela vai “tomando forma” e se aproximando do formato ideal.

Dica: Sexagem fetal: conheça o exame que descobre o sexo do seu bebê!

O que ainda falta se desenvolver?

Como a sua gestação está na fase inicial, há diversos elementos que ainda precisam amadurecer ou se desenvolver. Esse é o caso das orelhas, que ainda estão situadas na parte de trás da cabeça. Com o tempo, porém, elas vão se deslocando até o local adequado, conforme o crânio for crescendo.

O mesmo vale para os olhos, que ainda estão bem separados uns dos outros e completamente cobertos pelas pálpebras. A partir de agora eles começam a se aproximar, até que a cabeça esteja completa e as pálpebras prontas para abrir e fechar. É bem emocionante!

E os dentinhos?

Você sabia que, com a chegada das 10 semanas de gravidez, os dentes do bebê já estão completinhos? Isso mesmo! Por enquanto, só será possível identificá-los alguns meses após o nascimento, contudo, os dentes de leite já estão formados sob a gengiva.

Clique no banner abaixo e acompanhe cada estágio desse momento único:

As mudanças no corpo da mamãe

É claro que o corpo da futura mamãe também está sofrendo uma série de transformações. O seu útero, por exemplo, já está do tamanho aproximado ao de um mamão pequeno e ocupando quase todo o baixo ventre. Caso você queira, é possível — com o auxílio de um doppler — ouvir as batidinhas do coração do seu bebê. Segundo o relato das grávidas que vivem essa experiência, o som é muito similar ao dos galopes de um cavalo.

Por enquanto, você ainda não percebe grandes mudanças com relação ao peso ou ao formato do corpo — mas já é possível identificar que a sua cintura, aos poucos, está se alargando e se preparando para abrigar o bebê.

Sintomas

Os famosos enjoos ainda continuam presentes em seu dia a dia. Além disso, ao escovar os dentes, não se assuste caso note algum tipo de sangramento. Esse efeito é comum e se dá devido a uma inflamação presente na gengiva, muito característica da gestação.

Outro fenômeno muito constante no 3º mês de gravidez é o excesso de saliva. Esse é um quadro bastante comum entre as futuras mamães, principalmente em quem apresenta maior índice de acidez ou está propensa a vomitar com frequência. Infelizmente, os médicos ainda não conseguem identificar o real motivo para essa mudança.

Dica: O que é preciso saber sobre a saúde bucal da gestante?

Cuidados com a saúde nesse período

Para que a sua gravidez seja tranquila — e o bebê nasça mais saudável — é preciso seguir algumas recomendações médicas. Uma delas é evitar, ou reduzir, o consumo de cafeína, encontrada principalmente no café e no refrigerante.

O motivo? É simples: essa substância contribui para a desidratação, já que estimula o corpo a urinar com mais frequência. Ou seja, é um diurético. Se não conseguir ficar sem consumir a cafeína todos os dias, procure equilibrar essa ingestão bebendo bastante água mineral ou de coco.

No 3º mês de gravidez, o seu coração passa a bombear uma quantidade maior de sangue por meio das artérias. O objetivo é que, a cada vez, o fluxo de sangue aumente para conseguir abastecer a placenta e o útero com mais facilidade. O ideal é aproveitar essa fase inicial para investir em alguns cuidados que ajudam a evitar o surgimento das temidas varizes na gestação. Alguns exemplos são:

  • faça muitas caminhadas. Se possível, realize essa atividade todos os dias;
  • ao dormir, tente deitar sempre do lado esquerdo do corpo;
  • eleve as pernas várias vezes ao dia, sempre mantendo os joelhos apoiados;
  • ao sentar, evite cruzar as pernas. Esse ato é responsável por impedir a circulação, tornando o fluxo sanguíneo mais lento.

E então, futura mamãe, o que achou do nosso conteúdo exclusivo sobre as 10 semanas de gravidez? Para continuar por dentro desse universo e se preparando para a chegada do seu pequeno, aproveite o momento e confira tudo o que acontece nas 11 semanas de gestação. Você vai adorar!

Categorias: Gravidez , Primeiro trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.