Gravidez

38 semanas de gravidez

A 38ª semana de gravidez é o período mais aguardado pelas futuras mamães. A fase equivale a cerca de 9 meses de gestação — o que significa que, em pouquíssimo tempo, o bebê estará em seus braços.

E assim como as demais etapas, a 38ª semana também merece alguns cuidados especiais, sabia? Esse é o momento de considerar a licença-maternidade, diminuir o ritmo das atividades diárias e procurar descansar o máximo possível até o tão esperado dia do parto.

Como sabemos que a ansiedade deve estar alta, criamos um post exclusivo sobre essa fase. Para saber tudo o que ocorre com você — e o seu pequeno — ao longo desse tempo, não deixe de acompanhar a leitura. Esperamos que goste!

38 semanas de gravidez: o desenvolvimento do bebê

Para as futuras mamães, aqui vai uma excelente notícia: ao completar as 38 semanas de gravidez, o desenvolvimento do seu bebê já estará completinho — com os órgãos prontos e posicionados no lugar certo! Por essa razão, caso você ainda não tenha entrado em trabalho de parto, saiba que essa é uma fase exclusiva para que o seu bem mais precioso ganhe uns graminhas a mais.

É isso mesmo! Até o nascimento, toda a gordura será acumulada por baixo da pele e, caso esteja tudo bem com a placenta, o bebê continuará crescendo firme e forte. Nessa fase, o pequeno terá aquele rostinho típico de “recém-nascido” e já conseguirá usar a mão para segurar uma série de coisas, como o seu próprio cordão umbilical.

Aqui, também vale lembrar que o espaço disponível no útero já não é mais o mesmo dos primeiros trimestres da gravidez. Com a chegada da 38ª semana, o bebê tem, aproximadamente, 49 cm e 3 kg, detalhes estes que fazem com que ele fique com menos liberdade para realizar os seus movimentos em um lugar tão “apertadinho”. Mas não se preocupe, viu? Ainda assim, você conseguirá sentir o seu filho se mexer por, no mínimo, 10 vezes por dia. É bem interessante!

Dica: Como deve ser a dieta para grávida no terceiro trimestre de gestação?

Sintomas na fase gestacional

Se algumas coisas mudam para o bebê durante a 38ª semana de gestação, com a mamãe não seria diferente. Nessa fase, o corpo da mulher começa a apresentar alguns sintomas típicos — e um tanto incômodos, é verdade. Entre os mais comuns, podemos citar:

  • cansaço extremo;
  • falta de ar;
  • inchaço nas pernas, pés e mãos;
  • aumento de peso;
  • dificuldade para dormir;
  • vontade de urinar com frequência.

Dica de ouro: ainda que o inchaço seja uma característica comum do período, é preciso ter atenção. Se o rosto e as mãos incharem muito, de uma hora para outra, é interessante ligar para o médico, já que esses sintomas podem indicar início de um aumento da pressão arterial.

Acompanhe cada estágio da sua gravidez com o aplicativo Semanas de Gestação. Clique no banner abaixo e acesse gratuitamente!

Mudanças no corpo da mãe

Além do aumento de peso, inchaço e falta de ar, há outras mudanças que ocorrem no corpo da mamãe durante as 38 semanas de gravidez. Essa alteração pode ser, primeiramente, observada nos seios — que continuam a crescer, enquanto se preparam para o momento da amamentação. Por isso, não vai ser difícil notar os vasinhos sanguíneos bem aparentes e uma pigmentação mais escura, que vai dos mamilos até o restante do peito.

Você ainda pode sentir um certo desconforto na região pélvica, além de dificuldades para levantar da cama ou do sofá. Portanto, fique atenta e procure um apoio próximo sempre que precisar fazer esse tipo de movimento.

As 38 semanas de gravidez também são marcadas pela barriga, que ficará mais dura e baixa. Isso ocorre porque o bebê tende a “se encaixar” nos ossos localizados na bacia — fato que acontece, em média, 15 dias antes do nascimento. Fique atenta!

Cuidados com a saúde

Evitar fazer esforço é o principal deles. Caso você pratique alguma atividade física, procure diminuir o ritmo e a carga dos equipamentos, em caso de musculação. O mesmo vale para as tarefas domésticas. Antes de sair por aí arrumando a casa inteira, pare e pense por alguns instantes: você estará realizando algum esforço em excesso? Se a resposta for “sim”, é melhor evitar!

Para não cair no tédio, procure ocupar o tempo assistindo a bons filmes ou lendo aquele livro que ficou esquecido na sua estante. Se preferir, reserve algumas horas do dia para ler conteúdos sobre amamentação, cólicas de recém-nascidos e os primeiros dias do bebê em casa. É uma alternativa e tanto para controlar a ansiedade!

O momento ainda é ideal para que, antes de dormir, você comece a usar uma toalhinha embaixo do lençol. A razão disso é uma só: no período, os seus seios podem começar a vazar colostro, deixando a sua roupa e a cama bem molhadas ao amanhecer. Outra vantagem do uso da toalha é que esse cuidado evita qualquer “catástrofe” se a bolsa estourar enquanto você estiver deitada.

Já em relação aos exames solicitados no período, é provável que o seu médico realize algum procedimento para checar o andamento da dilatação. Contudo, essa prática pode variar de acordo com o profissional escolhido.

Dica: Exames de pré-natal: saiba quais são e quando fazer!

Armazenamento de células-tronco

E por falar em reservar um tempo para se informar sobre temas interessantes, que tal saber mais sobre o armazenamento de células-tronco?

Atualmente, muitas mamães estão investindo no congelamento desse material que pode ser usado para o tratamento de inúmeras doenças. Dá para imaginar? É uma fonte consagrada há mais de 30 anos e, ao todo, são mais de 80 complicações de saúde que podem ser tratadas com as células-tronco do cordão umbilical, incluindo as leucemias, linfomas, falências medulares e outras doenças da medula óssea. Mais de 35.000 transplantes já foram realizados em pacientes no mundo para esses tratamentos

Além disso, tanto o sangue quanto o tecido do cordão umbilical são pesquisados em todo o mundo para tratar doenças extremamente comuns, sendo várias ainda sem cura, como: paralisia cerebral, AVC, autismo, diabetes, artrite, doenças cardíacas, lesões esportivas, entre outras. Os resultados são animadores. 

Contudo, a coleta só pode ser realizada no momento do parto, logo após o nascimento do bebê, quando o cordão já tiver sido cortado e o bebê entregue ao pediatra. Ou seja, independentemente do tipo de parto escolhido, esse procedimento pode ser feito sem nenhuma preocupação. E quer mais? A técnica é indolor, não apresenta riscos e consegue ser finalizada em poucos minutos.

Lembre-se: quanto antes você começar a considerar essa ideia, melhor. Assim, haverá tempo suficiente para escolher um bom laboratório e realizar esse serviço da forma mais eficaz possível.

A Cordvida é uma empresa especialista em armazenamento de células-tronco a partir de tecidos do cordão umbilical e do sangue, sendo certificada pela American Association of Blood Bank (AABB) por 7 vezes consecutivas.

Para saber mais, entre em contato com um de nossos consultores e tire as suas dúvidas. Vale a pena!

E então, o que achou do nosso conteúdo especial sobre as 38 semanas de gravidez? Se quiser se aprofundar no assunto, também temos um artigo exclusivo com todas as informações relevantes sobre a licença-maternidade. Corre lá!

Categorias: Gravidez , Terceiro trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.