Gravidez

15 semanas de gravidez

Este guia trata sobre as 15 semanas de gravidez. A futura mamãe já está próxima do fim do quarto mês, ou seja, está no início da metade da gestação, época muito importante para o desenvolvimento do feto.

Veja a seguir tudo a respeito do que ocorre no corpo da mulher e no crescimento do bebê durante a 15 ª semana e se prepare para saber as próximas modificações que estão por vir. Tenha uma boa leitura!

Desenvolvimento do bebê

Completar 15 semanas indica que o seu bebê já está bem desenvolvido. O coração já está batendo e os dedos das mãos começam a ficar bem definidos. O sistema nervoso está avançado, ou seja, o neném está se preparando para a fase final antes do nascimento.

Durante a 15 ª semana, a criança ainda mantém os olhos fechados, embora já perceba alguns reflexos de luz. Isso faz com que ela tenha determinados momentos de reação a essa luminosidade.

Além disso, o futuro neném ganha uma nova proteção para a pele. É a lanugem, uma fina camada que deixa a derme mais forte, resistente, o que prepara o bebê para o nascimento. Nesse momento, o feto possui cerca de 50 gramas e em torno de 10 centímetros de comprimento, ainda muito pequeno, mas já com sistemas importantes desenvolvidos.

Um detalhe bem legal dessa parte do desenvolvimento do bebê é que, com a formação dos dedos, ele passa a chupá-los como uma forma de reconhecimento daquele novo membro por meio do tato e do paladar.

Dica: O que fazer na gravidez para contribuir com a saúde do seu bebê no futuro?

Sintomas da fase gestacional

A mamãe já passou pelo momento mais complicado da gravidez que são os três primeiros meses. Agora, aos poucos, os enjoos e as náuseas diminuem e outros sintomas surgem no lugar desses que acompanharam a vida da gestante nas últimas semanas.

O principal problema para a mamãe nas 15 semanas e em todo o quarto mês é o enfraquecimento dos ossos. Por isso, é essencial você sair para um passeio ou uma caminhada ao sol, antes das 10 h e depois das 16 h. Além de garantir a produção de vitamina D do seu corpo e fortalecer seus ossos e cartilagens, esse passeio também faz bem para o bebê.

A caminhada é uma boa opção para um sintoma comum nessa etapa da gravidez. Depois da tempestade, é hora da bonança. O desânimo dá lugar a uma super energia, inclusive sexual. Aproveite, pois esse pode ser o melhor momento para se exercitar e também para ter relações.

As mãos, pés, pernas, tornozelos podem ficar mais inchados durante essa época. Isso ocorre principalmente com mamães que não caminham, que não praticam exercícios físicos e que ficam a maior parte do tempo sentadas ou deitadas. Membros inchados podem ser perigosos e a saúde do seu bebê exige que você se exercite e se alimente bem. Pense nisso!

Mudanças no corpo da mãe nas 15 semanas de gravidez

Algumas mudanças são constantes durante toda a gestação. O crescimento dos seios, por exemplo, é algo que ocorre durante todos os meses até o nascimento da criança.

Nas 15 semanas, algumas transformações são mais visíveis. É o caso, por exemplo, da barriga começar a crescer de verdade. Muitas mulheres sentem o deslocamento do útero e o seu crescimento. Isso significa que é preciso tomar mais cuidados com alimentação e investir em exercícios de baixa intensidade.

Por conta das mudanças hormonais que ficam ainda mais fortes no meio da gestação, especialmente por volta das 15 semanas, você pode ter algumas transformações cognitivas — como esquecimento de coisas banais, falta de concentração, foco, entre outros. Não se preocupe que isso é comum e logo passa. Fique tranquila, você não está perdendo a memória!

Clique no banner abaixo e tire suas dúvidas sobre a coleta e o armazenamento das células do cordão umbilical:

Cuidados com a saúde

O pré-natal precisa continuar firme e forte. Faça todos os exames que seu médico exigir. Como você chegou à metade da gestação, normalmente são feitos ultrassonografias e outros exames para observar o andamento do desenvolvimento da criança e também a saúde da mãe.

O médico deve indicar que você pratique exercícios físicos leves, como uma caminhada na hora que o sol estiver menos forte. É ideal fazer todo dia, inclusive aos fins de semana. Bom para o seu corpo, sua saúde e também para a do bebê. Não esqueça do uso do protetor solar! Vale lembrar que as gestantes têm maior risco de adquirir melasma (manchas escurecidas na pele) principalmente causado pela exposição solar.

Uma informação muito importante é que na 15 ª semana já é possível saber o sexo biológico. Ou seja, por meio de um ultrassom específico, pode ser que você descubra se você está esperando um menino ou uma menina. A identificação só não é possível se a posição do bebê não ajudar, mas a formação dos genitais já está avançada.

Dica: Sexo do bebê: saiba o que fazer após descobrir se é menino ou menina

Dicas e curiosidades da semana

Essa época também é ótima para pensar, pesquisar e comprar o enxoval e tudo que envolve a chegada do bebê. O quarto mês é o momento em que a mulher não passa mais tão mal e, ao mesmo tempo, a barriga não está tão grande. Com isso, é o momento principal para fazer essas compras, realizar o chá de bebê, de revelação e o que mais planejar.

Algumas mulheres podem ter sangramentos no nariz ou na gengiva ao escovar os dentes. Isso pode ser comum, já que há um aumento do fluxo de sangue no corpo da futura mamãe e pelo aumento da progesterona. Não se preocupe, mas, de qualquer forma, avise o seu médico para ele examinar melhor essa situação.

Apesar de ser o momento mais propício para a atividade sexual, muitas mulheres perdem a libido durante toda a gravidez, ficando até com medo do sexo atrapalhar o desenvolvimento do bebê. A recomendação é que você faça apenas o que estiver preparada e confiante para fazer.

O seu companheiro ou companheira tem que entender a sua situação e saber que a mãe precisa estar 100% confortável para poder praticar atividades sexuais.

No mais, aproveite essa época de certa calmaria na gestação para encontrar as amigas, sair um pouco, se divertir e fazer coisas que você não conseguiu nos outros meses. A 15 ª semana é uma ótima oportunidade para relaxar a cabeça e preparar a mente para a fase final da gravidez.

Agora que você já sabe tudo sobre as 15 semanas de gravidez, é hora de passar para a 16 ª. Aproveite a visita ao nosso site e descubra o que ocorre no segundo trimestre da gestação.

Categorias: Gravidez , Segundo trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.