Gravidez

24 semanas de gravidez

Mais sete dias se passaram e hoje você completa 24 semanas de gravidez. Com ela, inicia-se o sexto mês de gestação e você já deve ter percebido que seu bebê está cada vez maior e mais ativo.

São muitas mudanças acontecendo a cada semana que passa e é importante se informar para que tudo corra da melhor forma possível durante os quase 10 meses de gestação.

Por isso, escrevemos este post. Nele, vamos falar sobre o desenvolvimento do bebê na 24 ª semana de gravidez, os sintomas dessa fase, as mudanças no corpo da mãe, os cuidados com saúde e até algumas curiosidades e dicas para deixar a semana mais leve. Ficou interessada? Então continue a leitura!

Desenvolvimento do bebê

Nessa fase da gravidez, pode ser que a pele do bebê esteja mais avermelhada e enrugada, continuando a engrossar com o passar das semanas, até ficar tão opaca quanto a nossa. Suas pálpebras ainda estão fechadas, apesar de já terem cílios e de haver uma separação entre elas.

Outra coisa interessante que começa a acontecer é que o bebê passa a acumular gordura por baixo da pele, para se proteger do frio depois que nascer. É aqui também que os chutes começam a ser identificados de um jeito mais fácil e até visível, apesar de o bebê ainda dormir muito nessa fase.

Com 24 semanas de gravidez, seu bebê pode começar a ouvir os sons que vêm de fora da barriga, portanto, é uma ótima hora para conversar bastante com ele, chamá-lo pelo nome e colocar as músicas da hora do parto.

Por último, nessa semana, os pulmões do bebê continuam se desenvolvendo e começam a produzir surfactante — substância responsável por assegurar que seu filho consiga respirar sem problemas em seus primeiros minutos de vida — e ele treina mais a respiração.

Confira outras informações sobre seu bebê nessa fase:

  • o tamanho de um bebê de 24 semanas de gestação é de cerca de 28 centímetros — o que dá, mais ou menos, o tamanho de uma espiga de milho;
  • ele pesa cerca de 530 gramas, mas suas células estão em pleno desenvolvimento, para garantir que chegue nos 3 kg ao final da gestação;
  • ele continua com um tamanho que consegue se mover bastante dentro da barriga, podendo ser encontrado no ultrassom de cabeça para baixo ou de cabeça para cima.

Acompanhe cada estágio da sua gravidez com o aplicativo Semanas de Gestação. Clique no banner abaixo e acesse gratuitamente!

Sintomas da fase gestacional

Com 24 semanas de gravidez, a mãe aumenta seu consumo de alimentos específicos — também conhecido como desejos. Boa parte desses alimentos é inofensiva, mas é bom ter cuidado com o que se come para prevenir possíveis problemas durante a gravidez e o pós-parto.

O contrário também é normal, ou seja, aversão a certos alimentos. Porém, caso não consiga comer algum alimento, tente substituí-lo por outro do mesmo grupo. Essa é uma forma de garantir que não faltem os nutrientes necessários para o seu bem-estar e desenvolvimento do seu bebê.

Também é possível que você sinta tonturas ao se levantar mais rapidamente. Isso pode estar acontecendo ou por causa de algo chamado hipotensão postural — quando ocorre uma queda de pressão que faz o sangue descer do cérebro mais rápido —, ou anemia, ou alterações do nível de açúcar do sangue. Converse com seu obstetra caso essas tonturas sejam frequentes.

Clique no banner abaixo e tire suas dúvidas sobre armazenamento de células-tronco:

Mudanças no corpo da mãe com 24 semanas de gravidez

Pelo fato de o neném começar a acumular gordura por baixo da pele, ele vai começar a crescer mais e, consequentemente, a barriga e quadris da mãe vão crescer também. Assim, é normal que você esteja esbarrando nos móveis de casa ou errando o cálculo na hora de passar por um lugar mais apertado.

Outra coisa que pode acontecer é o aparecimento de algumas estrias rosadas ou avermelhadas, que também costumam coçar. Para amenizar essa sensação, use e abuse de cremes hidratantes em todo o corpo, todos os dias. As áreas mais comuns de aparecimento são nos seios, barriga, quadril e coxas, portanto, dobre o cuidado nesses locais.

Além das mudanças físicas, existem ainda as famosas mudanças de humor na gravidez. Apesar de não estar mais no primeiro trimestre nem tão perto assim do parto, pode ser que o humor oscile. Nessas horas, deixe fluir e converse com seu parceiro a respeito dessas mudanças — até para que ele possa se preparar e evitar brigas.

Cuidados com a saúde

A partir de 24 semanas de gravidez e do final do segundo trimestre é bom ficar atenta aos sinais de trabalho de parto prematuro.

Fique de olho caso sinta cólicas parecidas com as menstruais, observe os corrimentos vaginais, e fique atenta à possíveis contrações uterinas ou dores na parte inferior das costas — especialmente uma pressão, como se o bebê estivesse empurrando. Entenda seu corpo e procure um médico se esses sintomas persistirem — principalmente no caso do fluido.

Agora, outra dica importante para as mamães nessa fase é ficar de olho nos sintomas da anemia. Veja se você está se sentindo mais fraca e cansada que o normal ou com falta de ar. Para prevenir essa situação, inclua alimentos ricos em ferro no seu dia a dia, como fígado, brócolis, couve, espinafre, carnes vermelhas e lentilhas, além da sua vitamina pré-natal.

Fazer atividades físicas para fortalecer seu corpo e diminuir as dores também é essencial. Yoga, pilates ou hidroginástica são exercícios que podem ajudar bastante.

Dica: Saúde na gestação: 10 benefícios do pilates para mulheres grávidas

Curiosidades das 24 semanas de gravidez

Nessa fase da gestação o bebê já tem seu rostinho quase totalmente formado, podendo, talvez, até ser visto pelo ultrassom comum.

Outra curiosidade é que, mesmo com as pálpebras fechadas, até o final desta semana os olhos do seu filho estarão totalmente desenvolvidos, com retina, íris — ainda incolor —, pupila e tudo mais!

Como visto, muitas coisas acontecem com a chegada das 24 semanas de gravidez e é essencial ficar atenta ao seu corpo, além de se informar bastante sobre os sintomas e desenvolvimento do bebê. Esperamos que, com nossas dicas nesta série de posts, você consiga passar por uma semana leve e se prepare para a chegada das 25 semanas.

Gostou do nosso conteúdo sobre 24 semanas de gravidez? Então aproveite sua visita para saber mais sobre a saúde da grávida no primeiro trimestre.

Categorias: Gravidez , Segundo trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.