Gravidez

39 semanas de gravidez

Com 39 semanas de gravidez, a ansiedade fica a mil, já que a qualquer hora a bolsa pode estourar! Sem contar que a expectativa de todos à sua volta, fazendo perguntas sobre o nascimento e as suas sensações causam mais inquietação ainda.

Nesse momento, o inchaço já tomou conta de você , inclusive de extremidades as quais você nunca pensou que seriam afetadas — como o nariz. Posição para dormir também parece não existir. Mas calma. Em pouco tempo, o grande momento chega e todo esse desconforto chega ao fim.

Quer saber como você e o bebê estão nessa semana? Então, continue a leitura! 

Desenvolvimento do bebê

Seu filho está pronto para nascer. Nessa semana, ele apenas ganha novas camadas de pele para torná-la mais resistente, e tem o cérebro mais amadurecido. Os pulmões estão prontinhos para funcionar, o que acontece assim que ele sair da barriga.

É possível que agora o seu filho já esteja na posição cefálica; ou seja, de cabeça para baixo, preparado para nascer

Ele mede entre 47 e 51 cm, o que varia de acordo com a genética recebida. O peso só aumenta um pouco a cada dia, tornando-o mais saudável e resistente para o parto. Por falar nisso, lembre-se de se informar bem sobre todas as características do parto normal e da cesárea.

Dica: Tipos de partos: qual é o ideal para mim e meu bebê?

Sintomas nas 39 semanas de gravidez

Além da ansiedade e da inquietação em prestar atenção a qualquer sintoma diferente do seu corpo, é provável que você já sinta algumas contrações. Quando irregulares, elas vão embora após alguns minutos ou depois que você muda de posição.

O melhor a fazer é contar o tempo entre uma e outra e, se perceber que ficam mais próximas, ligar o alerta para correr ao hospital. Algumas mulheres reclamam de dores fortes, ainda que essas contrações não indiquem o trabalho de parto. Caso esteja muito incômodo, peça orientação ao médico sobre algum medicamento que não prejudique o bebê.

Além dos sintomas no seu corpo, fique atenta quanto à atividade do bebê. É normal que nesse final ele se mexa um pouco menos. No entanto, ao notá-lo sem movimento durante algumas horas, avise o médico ou vá a um pronto-socorro para verificar se está tudo bem com o bebê.

Mudanças no corpo da mãe

Não há grandes novidades nessas 39 semanas de gravidez, apenas o inchaço e o peso da barriga, que causam desconforto. As mudanças mais esperadas são com relação aos sintomas característicos do trabalho de parto, como o aumento das contrações, a saída do tampão mucoso e o rompimento da bolsa. 

É bom deixar claro que não é necessário esperar o rompimento da bolsa para sair de casa, caso o seu plano de parto envolva um hospital. Muitas vezes, isso só ocorre quando a mulher já está com a equipe médica preparada.

A sensação da bolsa estourando não é dolorida. A gestante sente um líquido escorrendo entre as pernas, com um odor parecido ao de água sanitária. O saudável é que tenha a coloração clara. Caso venha com sangue, pode indicar um descolamento de placenta

Com relação ao tampão mucoso, ele é uma espécie de corrimento. Tem uma consistência de muco espesso, eliminado alguns dias antes do parto. Pode ter a cor transparente, meio rosada ou marrom. Quando vem em uma quantidade grande, é sinal de que o grande dia está bem próximo.

Confira as informações sobre armazenamento de células-tronco do cordão umbilical no banner abaixo:

Cuidados com a saúde

Os exames dessa semana são apenas para se certificar de que o bebê está bem e para identificar a dilatação. Esse último é o famoso exame de toque, em que o médico, usando luvas esterilizadas, introduz dois dedos para tocar no colo do útero. Algumas mulheres reclamam de desconforto devido à pressão, mas isso costuma ser passageiro.

Nesses dias que se aproximam ao parto, o indicado é a mulher manter repouso, evitando atividades muito desgastantes. Então, aproveite para descansar o máximo que puder.

Dicas e curiosidades da semana

Você sabia que seus anticorpos são passados para o bebê por meio da placenta? Com isso, o fato de ele ficar alguns dias a mais dentro da barriga pode ser positivo, para ele se tornar mais imune.  

Para combater a ansiedade e também para preparar os músculos da vagina para o parto normal, você pode contar com a ajuda de massagens, caso seu obstetra as autorize. 

A massagem relaxante, por exemplo, pode ser feita nas costas por um profissional especializado e com o uso de cadeiras apropriadas. Ele pressiona os pontos de tensão, diminuindo, assim, a inquietação desses últimos dias.

A massagem pélvica pode ser feita já nas últimas semanas de gestação, já que tem o objetivo de alongar os músculos da região e facilitar o trabalho de parto. É feita na região do períneo, com a ajuda dos dedos polegares.

Já separou a mala da maternidade? Não deixe para a última hora. Confira se não está esquecendo de algum detalhe importante, como fraldas e manta para cobrir o bebê. Meias e gorrinho também costumam ser úteis, já que ele é mais sensível ao frio assim que sai da barriga.  

Dica: Higiene do bebê: saiba tudo sobre as fraldas!

Armazenamento de células-tronco

Você já ouviu falar sobre a importância do armazenamento de células-tronco do cordão umbilical? A coleta do tecido é feita, unicamente, no momento do parto. Por isso, é necessário conhecer todos os benefícios que esse ato pode proporcionar à sua família antes do grande momento.

Mas por que você deveria pensar nesse assunto? O sangue do cordão umbilical, rico em células-tronco, é uma fonte consagrada há mais de 30 anos para o tratamento de mais de 80 doenças e mais de 35.000 transplantes já foram realizados. 

Além disso, tanto o sangue quanto o tecido do cordão umbilical são pesquisados em todo o mundo para tratar doenças extremamente comuns, sendo várias ainda sem cura, como: paralisia cerebral, AVC, autismo, diabetes, artrite, doenças cardíacas, lesões esportivas, entre outras. Os resultados são animadores. 

Saiba que essa decisão de coletar as células do cordão precisa ser tomada o quanto antes, já que o tempo é curto e, depois do parto, não é mais possível realizar o procedimento.

Assim, fale conosco caso tenha alguma dúvida. A CordVida é um laboratório especializado no armazenamento de células-tronco do cordão umbilical. Recebemos destaque, como Top 5 entre as empresas mais qualificadas do mundo. Além disso, somos a única com 7 acreditações internacionais consecutivas pela AABB (American Association of Blood Banks), organização que estabelece padrões de qualidade nesse setor.

As 39 semanas de gravidez significam que o parto pode acontecer a qualquer instante. Assim, esteja preparada para esse momento tão mágico e inesquecível da sua vida. Qualquer decisão de hoje pode ser uma decisão valiosa para a saúde de sua família.

Quer entender como funciona a coleta de células-tronco? Então, aproveite a visita ao nosso site e confira o passo a passo!

Categorias: Gravidez , Terceiro trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.