Gravidez

27 semanas de gravidez

É bem provável que você já saiba disso, mas, ao completar 27 semanas de gravidez, você acaba de cruzar a linha do 3º trimestre de gestação. Isso significa que está mais perto de conhecer face a face o seu bebê. Aqui, muitas mulheres já começam a planejar o parto, recebendo orientação médica para escolher as melhores opções de preparo pré-parto.

Muitas gestantes optam pelo plano de parto antecipado e pensado junto com a equipe médica para se precaver de possíveis imprevistos. Em uma situação inesperada, se os profissionais que acompanham a mãe não puderem atendê-la, o plano de parto vai garantir as melhores práticas.

Quer saber mais sobre sua gravidez e seu bebê nessas 27 semanas? Chegou a hora, aproveite e boa leitura!

Conheça o desenvolvimento do seu bebê

Você já deve estar acostumada com os movimentos do bebê, mas também deve ter percebido que se tornaram mais intensos e doloridos. Isso é porque seu peso nas 27 semanas de gestação é em torno de 900 gramas a 1,200 Kg.

Então, o espaço aí dentro já está menor e seu útero está mais elevado, o que dá aquela posição perfeita para receber um chutinho nas costelas.

Por um tempo, seu bebê ainda terá espaço suficiente para girar, esticar, sentar e ficar de ponta cabeça. Aos poucos, com o passar das semanas, ele crescerá e ficará com os movimentos limitados, encaixando-se já na posição certa para nascer.

Nesta semana, o tamanho aproximado do corpinho, indo dos pés à cabeça, é de cerca de 35 centímetros, e você, talvez, até ache seu bebê magrinho demais.

Mas lembre-se de que este é ainda o sétimo mês e a criança tem mais alguns meses para se desenvolver, ganhando peso e uma forma mais parecida com a de um recém-nascido. O terceiro trimestre é fundamental, pois é quando os órgãos terminarão de amadurecer, dando mais peso ao corpo, junto com o desenvolvimento dos músculos.

Se você está grávida de um menino, saiba que os testículos já foram formados e é, geralmente, nessa semana que podem descer totalmente para o escroto. Porém, também é comum isso acontecer só depois do nascimento.

Uma curiosidade interessante para as gestantes de menina: sabia que é agora que sua filha está desenvolvendo os óvulos no aparelho reprodutivo? Eles ainda são folículos pequenos e não estão maduros, mas o seu corpo de mãe já está nutrindo e ajudando a desenvolver o que futuramente podem ser seus netos e netas.

Talvez esse seja um bom momento para conversar com sua mãe e avó para descobrir como era esse momento quando você estava sendo gerada.

Dica: O que fazer quando o casal discorda sobre o nome do bebê?

Veja as mudanças no corpo e os sintomas de 27 semanas de gravidez

Mesmo sendo mãe de primeira viagem, você já deve estar experiente em:

  • sentir sono o tempo todo;
  • ficar cansada rapidinho;
  • ter dores nas costas e nas pernas.

Pois é, esses sintomas de gravidez duram praticamente os 9 meses inteiros.

Seus seios se transformarão em fontes de energia, alimento e nutrientes quando chegar a hora de amamentar, é por isso que você pode percebê-los maiores, cheios e, às vezes, vazando.

Algo que muitas grávidas sentem que fica mais intenso no sétimo mês, quando você entra na 27ª semana de gestação, são as azias e desejos. Parece, até, que fazem combinações e você só sente desejo por comida que dá aquela queimação depois. Uma dica nesse momento é o suco de limão, que ajuda a aliviar o sintoma no estômago.

Além disso, dificuldades para dormir, sentar e respirar também são comuns, por causa do tamanho da barriga e do aumento de peso no tronco, comprimindo os órgãos para dar mais espaço para o bebê seguir viagem até o nascimento. Como as câimbras também são comuns nessa fase, devido à necessidade nutricional do feto, é bom consumir mais alimentos que têm potássio, como bananas.

Outros sintomas e mudanças que podem surgir nessa fase são:

Confira algumas informações de armazenamento de células-tronco do cordão umbilical no banner abaixo:

Saiba quais os cuidados com a saúde na gravidez

Como já dissemos, você acaba de entrar numa fase muito importante da gestação, o terceiro trimestre. É agora que o corpinho do seu bebê vai amadurecer, completar o desenvolvimento fetal e ganhar peso. O exercício físico é fundamental para ajudar seu corpo a preparar-se para a hora do parto, fortalecendo os músculos que serão usados durante o nascimento e depois — haja braço pra ninar nas primeiras semanas.

Seu pré-natal continua importante nesse trimestre, não deixe de consultar sua equipe médica. Muitas gestantes pensam em fazer um curso nesse momento das 27 semanas de gravidez, quando desenvolverão habilidades de primeiros socorros, para dar um banho confortável ao recém-nascido e a fazer exercícios de respiração. Os cursos são disponibilizados gratuitamente pelas Unidades Básicas de Saúde do Brasil.

As estrias são desagradáveis para muitas pessoas; para ajudar a evitar o aparecimento delas, cuide da pele hidratando-a. Tome bastante água, use sabonete para peles secas e hidrate-a com cremes específicos. Gelatina é uma boa opção de alimento saudável e que ajuda a repor o colágeno, combatendo o aparecimento de estrias.

Continue cuidando da sua alimentação, ela ainda é importante para você, seu bebê e a conexão que vocês desenvolverão depois: a amamentação. Evite o exagero de açúcares e sal, para não ter problemas de diabetes e pressão alta no parto. Se o calor corporal é um problema, abuse dos sucos naturais, vitaminas variadas e picolés de fruta.

Dica: 5 erros comuns que as gestantes cometem na alimentação

Tome nota dessas dicas para a 27ª semana de gravidez

Você deve ter notado que seu bebê passa longos períodos quieto e depois começa a se mexer devagarzinho, aumentando o ritmo alguns minutos depois. Esse é o sono do seu filho ou filha e você pode aproveitar esse momento para criar um vínculo especial. Muitas mamães sincronizam seus horários de sono com o de seus bebês ainda na barriga, e a dica para isso é:

  • converse com seu bebê, falando sobre a hora de dormir e como a mamãe se sente cansada;
  • cante canções de ninar ou leia histórias, pois a voz ritmada transmite calma e induz o sono;
  • aproveite a hora de passar o creme para evitar estrias para ter esse momento com seu bebê;
  • os carinhos na barriga também são uma boa indicação de que a criança deve acalmar-se e dormir.

Na hora de acordar, você também pode criar um momento especial, conversando enquanto está no banho e falando sobre o dia que vocês terão pela frente. Você pode achar que é estranho falar com a barriga e tentar criar uma rotina para quem ainda nem chegou. Mas se você é uma mamãe que trabalha, estará de licença maternidade por um tempo, e depois?

Mesmo que este não seja seu caso, é interessante criar uma rotina que seja agradável para ambos os lados, mamãe e bebê, pois as primeiras semanas de vida serão cansativas para a adaptação. Ao ter horários parecidos para dormir e acordar, você aproveita melhor seu tempo para descansar, cuidar da criança e ter seu momento de lazer.

Quando chegamos às 27 semanas de gravidez, podemos nos sentir cansadas e doloridas, pois são sintomas comuns dessa fase. Mas também há a gratificação por ter entrado na reta final, o terceiro trimestre de gestação. Talvez você já queira escolher a maternidade: saiba que você está certa em antecipar-se, pois em pouco mais de 10 semanas estará conhecendo o amor da sua vida.

Você está próxima da 28ª semana e seguindo firme pelo terceiro trimestre. O que acha de saber mais sobre esse momento? Leia nosso guia sobre a gravidez semana a semana, parte III!

Categorias: Gravidez , Terceiro trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.