Gravidez

12 semanas de gravidez

Com 12 semanas de gravidez, a mulher acaba de entrar no 3º mês de gestação, encaminhando-se para o final do primeiro trimestre. Se você fez um planejamento para engravidar, pode ficar surpresa com o fato de que algumas mulheres só descobrem o feto nessa fase. O atraso em reconhecer uma nova vida chegando pode acontecer pela irregularidade na menstruação da mamãe.

Para essas mulheres, é comum ter atraso menstrual, então esse primeiro sinal da gravidez acaba sendo ignorado facilmente. Seja como for a descoberta da gestação, com 12 semanas de gravidez seu bebê já está em desenvolvimento e seu corpo de mãe se formando. Quer entender melhor sobre essa fase? Só nos acompanhar na leitura!

Conheça o desenvolvimento do seu bebê

Com 12 semanas de gestação, seu bebê já começou a desenvolver mãozinhas e pezinhos, bem como as unhas de cada dedinho. A placenta já está completamente formada, mas ainda é pequena. O cordão umbilical já foi completamente formado e está se alongando e ficando mais fino, acompanhando o crescimento fetal.

Sabia que seu bebezinho já escuta? O ouvido interno já foi formado e as orelhas começam a migrar do pescoço para as laterais da cabeça. Além disso, é na 12ª semana de gravidez que o sexo começa a ser desenvolvido.

Como esse é um processo que acontece dentro do corpinho do bebê, ainda não há como distinguir visualmente se é menino ou menina.

O cabelo do seu bebê também já começa a aparecer, se mostrando como uma leve penugem. O corpinho mede em torno de 6 centímetros, tendo o peso de 14 gramas. Como o espaço em seu ventre ainda é grande com 12 semanas de gravidez, o feto flutua de um lado para o outro.

Dica: Tudo que você precisa saber sobre os movimentos do bebê na barriga da mãe!

Veja os sintomas de 12 semanas de gravidez

Os sintomas do início de gravidez são: sono, enjoos e náuseas, além do aumento da sensibilidade nos seios. Você pode ter sentido isso ao longo desse primeiro trimestre inteiro e, talvez, sinta que estejam sumindo. É exatamente assim mesmo, embora você se sinta mais disposta, ainda terá facilidade para dormir em qualquer lugar.

A frequência de idas ao banheiro também aumentará, conforme seu bebê cresce e diminui o espaço para a bexiga guardar urina. É aos 3 meses de gravidez que você começa a sentir mais fome — pois está sem náuseas — e a ter desejos com mais frequência. É importante nesse momento não descuidar da saúde na gravidez, mantendo uma alimentação equilibrada.

Há mamães que não têm tanta sorte assim e continuarão com os enjoos por mais um tempo. Isso também é normal, porém, se essas ocorrências impedirem você de se alimentar corretamente, procure seu médico para saber como lidar com a situação. Cada semana de gestação guarda uma nova fase evolutiva do seu bebê, por isso você não pode descuidar dos nutrientes.

Proporcione uma experiência saudável e segura para você e seu bebê com as dicas do e-book abaixo:

Entenda as mudanças no corpo da mãe

As mudanças mais notáveis são o endurecimento da barriga e o aparecimento de uma pequena protuberância no abdômen, indicando que há algo vindo por aí. Muitas mulheres sentem, também, aumento no apetite sexual. Então, saiba que é normal e você pode praticar sexo durante a gravidez sem problemas — a menos que seu médico tenha indicado o contrário.

O aumento dos seios também é outra mudança bastante perceptível — além de as veias ficarem mais aparentes. Devido ao aumento do fluxo sanguíneo, é comum que você sinta mais dores de cabeça e, em algumas pacientes, até eleve discretamente a pressão. Um leve aumento é esperado, mas você deve cuidar da alimentação e do consumo de sal, para não favorecer este quadro. Por isso que uma alimentação equilibrada e práticas de exercícios leves são sempre recomendadas às gestantes.

Saiba quais os cuidados com a saúde na gravidez

O principal cuidado, durante a gravidez toda, é com a alimentação. Não deixe de comer o que gosta, mas procure manter um equilíbrio. Não consuma exageradamente doces, sal e gordura animal. Além disso, se você ainda não começou seu pré-natal, é importantíssimo agendar uma consulta com seu ginecologista obstetra.

Essas avaliações acompanham mês a mês o desenvolvimento da sua gestação, garantindo que você e seu bebê estejam saudáveis para o grande momento, o parto. As vitaminas pré-natais podem fazer parte desse processo, fornecendo todos os nutrientes faltantes de que seu bebê precisa para crescer forte e saudável.

Já ouviu aquela expressão de que grávidas “brilham”? Isso começa agora, nas 12 semanas de gravidez, e acontece devido a alterações naturais dos níveis hormonais em seu corpo. Sua pele produz mais oleosidade, o que dá essa percepção de pele brilhante. Porém, para algumas mulheres pode ser desagradável, pelo aparecimento de espinhas.

Dica: Aprenda como se preparar para o parto em 7 passos

Tome nota dessas dicas para a 12ª semana de gravidez

Agora que você já sabe um pouco mais sobre sua gravidez nessas 12 semanas, aproveite para tomar nota de algumas dicas importantes. Confira:

  • com 12 semanas de gestação, você já pode fazer o exame de translucência nucal, para identificar algumas condições genéticas, como a Síndrome de Down;
  • maiores riscos de aborto natural acabaram, isso significa que você pode fazer práticas físicas e manter uma gestação ativa, mas lembre-se de ter consultas com seu médico;
  • açúcar em excesso pode provocar aparecimento de azia; se você tem tendência ao problema, é importante evitar doces;
  • não se esqueça de contar a seu médico sobre qualquer medicação que você já usa ou queira começar a usar;
  • completando 12 semanas de gestação, é uma boa hora para contar que está grávida, principalmente em seu trabalho, pois precisará ser dispensada para consultas e exames.

Acompanhe cada estágio da sua gravidez com o aplicativo Semanas de Gestação. Clique no banner abaixo e acesse gratuitamente!

As 12 semanas de gravidez representam a entrada no 3º mês, quando o risco de aborto natural diminui significativamente e você já pode se sentir mais leve para contar a todos sobre a novidade. Por isso, é importante saber o que vai acontecer na 13ª semana e gravidez! As consultas pré-natais já devem ter começado, mas, caso você não tenha marcado ainda, aproveite para fazer sua agenda de gestante e conversar com seu médico. Quer saber mais sobre sua gravidez e o desenvolvimento do seu bebê? Confira, então, nosso post especial sobre o primeiro trimestre de gestação!

Categorias: Gravidez , Primeiro trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.