Gravidez

25 semanas de gravidez

Completar as 25 semanas de gravidez é um momento mais do que especial para as futuras mamães. Afinal, o período corresponde aos 6 meses de gestação, e é marcado por uma série de novidades especiais

Esse é o caso do cabelinho do bebê, que já começou a crescer; bem como a sua pele, que está a cada dia mais espessa e gordinha. Uma fofura só!

No entanto, nem tudo são flores, viu? E para enfrentar essa fase, é importante que a mulher siga algumas recomendações básicas — e que fazem toda a diferença no seu bem-estar e desenvolvimento do neném

Pensando nisso, e para facilitar a sua caminhada, elaboramos um conteúdo especial sobre a 25 ª semana. Acompanhe a leitura, entenda melhor sobre o período e curta esse momento em plena tranquilidade!

25 semanas de gravidez: o desenvolvimento do bebê 

As 25 semanas de gravidez, que equivalem a 6 meses de gestação, são marcadas por um fator muito importante na evolução do bebê: o seu desenvolvimento cerebral. Aqui, todas as células responsáveis por essa área já estão formadas.

Porém, nem todas estão conectadas. Tal detalhe é concluído até o fim da vida do feto dentro do útero materno. Outra característica que chama a atenção nesse período diz respeito ao cabelo do neném, que já está crescendo e tem a coloração bem definida.

Mas, mesmo após o nascimento, os fios podem mudar de cor ao longo do crescimento da criança — assim como acontece com os seus olhinhos

A partir de agora, a cada dia que passa, o seu pequeno está mais coberto. Isso significa que a sua pele, embora ainda fininha e super enrugada, está ficando espessa e cheia de gordurinha.

O motivo disso é um só: os seus músculos estão se formando e, por conta das vitaminas passadas através do cordão umbilical, ele está bem nutrido.

Para se ter uma ideia, o seu bem mais precioso já pode ter um comprimento de até 33 centímetros e cerca de 680 gramas. Sem dúvida, ele está crescendo sem parar!

Dica: O que o tamanho do bebê pode indicar sobre sua saúde? Descubra agora!

O ponto mais marcante do período

De todas as transformações incríveis que acontecem com a chegada das 25 semanas de gravidez, há uma em especial, que merece nossa atenção. Agora, o córtex cerebral está mais maduro, fazendo com que o seu bebê fique bem espertinho. Isso permite que a mãe comece a notar os primeiros traços da personalidade do pequeno. 

Como isso pode ser possível? Simples: observando quando os chutes costumam ocorrer com frequência. Em alguns casos, por exemplo, os bebês se mostram agitados ao ouvir uma determinada música ou quando você está conversando com outras pessoas.

Esse é um sinal de que o seu filho será mais ativo. Por outro lado, ao perceber que ele se movimenta muito quando você está deitada ou de repouso, esse pode ser um forte indicativo de que o seu bebê será tranquilo. Interessante, não é?

Vale lembrar que, nessa fase, o feto pode se mexer bastante! Isso é possível graças ao seu corpinho, que ainda é bem flexível. Fora isso, o útero ainda conta com um bom espaço livre para os seus movimentos.

Esse cenário também é estimulado por conta das glândulas supra-renais, que estão formadas e liberando cortisol. Já a noradrenalina e adrenalina começaram a circular na corrente sanguínea há pouco tempo. Para quem não sabe, tais substâncias são responsáveis pelos quadros de estresse e agitação do feto

Solucione as dúvidas sobre armazenamento de células-tronco do cordão umbilical no banner abaixo:

Os sintomas dessa fase gestacional 

Para muitas mulheres, as 25 semanas de gravidez são caracterizadas como a melhor fase dessa experiência, uma vez que as náuseas e os enjoos já foram embora, e boa parte dos incômodos característicos da etapa inicial não existem mais.

Contudo, é importante ressaltar que você pode sentir uma vontade maior e mais frequente de ir ao banheiro urinar.

Também é comum que algumas mulheres apresentem sintomas de infecção urinária — uma complicação muito comum na gravidez e que merece acompanhamento médico com urgência. Entre os sintomas dessa condição, estão:

  • urgência em urinar;
  • ardência na região;
  • dor e febre;
  • urina com forte odor.

Fique atenta e não se esqueça de procurar ajuda rapidamente.

As mudanças no corpo da futura mamãe 

Se de um lado o corpinho do bebê não para de se transformar, o mesmo acontece com o seu organismo. Nas 25 semanas de gravidez, o útero materno já apresenta o tamanho de uma bola de futebol. Dá para imaginar?

Por conta dessa alteração, é provável que todos os seus outros órgãos fiquem um tanto “espremidos” — mas não se preocupe! Logo após o parto, tudo volta ao seu devido lugar! 

E como o seu herdeiro está cada vez maior, tenha em mente que a sua barriga não vai parar de crescer tão cedo. Inevitavelmente, esse fato faz com que você sinta um certo incômodo na hora de dormir, sendo complicado encontrar uma posição confortável.

Nesses casos, especialistas costumam recomendar os modelos de travesseiros longos, que auxiliam no processo e facilitam o sono das gestantes

Dica: Sono na gravidez: como é o sono em cada etapa da gestação?

Dicas, curiosidades e cuidados com a saúde

Entre as 24 e 28 semanas de gravidez, toda gestante precisa checar o diabetes. Para tanto, o médico deve solicitar um exame de triagem de glicose, que serve para analisar se há qualquer indício de diabetes gestacional no organismo da paciente. 

Tal condição é caracterizada por altos níveis de açúcar na circulação sanguínea e afeta cerca de 5% das mulheres grávidas. Ainda que a complicação desapareça ao fim da gravidez, é essencial cuidar do quadro para que não haja agravamento e, tampouco, o seu bem-estar e do bebê fique comprometido. 

Na hora de fazer o exame, é preciso colher o exame em jejum e depois ingerir um líquido açucarado e, minutos depois, um profissional de enfermagem extrai o sangue para realizar os testes. Se confirmado o diabetes gestacional, o ideal é seguir uma dieta restrita, passada por um nutricionista ou pelo próprio obstetra.

E então, futura mamãe, o que achou das nossas dicas sobre as 25 semanas de gravidez? Agora que você já virou uma especialista no assunto, aproveite e se prepare para o próximo período.

Continue a visita em nosso site e descubra o que esperar do segundo trimestre de gestação. Você vai adorar!

Categorias: Gravidez , Segundo trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.