Gravidez

31 semanas de gravidez

A gestação chega ao fim dos sete meses, com as 31 semanas de gravidez. O bebê já está, praticamente, pronto para nascer e o seu corpo quase todo preparado para o parto. O que será que ainda falta para isso? O que ocorre durante essa importante semana?

Nesta etapa do guia de semanas de gravidez, você vai saber tudo o que precisa a respeito da 31ª semana. Veja, nos tópicos a seguir, o desenvolvimento do bebê, as mudanças no seu corpo, dicas e curiosidades!

Desenvolvimento do bebê

Foi lá na semana 27 que este guia mostrou a você que o bebê inicia a movimentação para ficar na posição indicada para o parto: de cabeça para baixo. Agora, com 31 semanas de gravidez, ou ele já está na posição certa, ou terminando essa mudança.

Essa é uma época importante para você, o pai e demais familiares ficarem mais próximos do bebê. Como a criança está com o desenvolvimento quase completo, ela reage com mais naturalidade a ações que as pessoas fazem na barriga. Pode ser uma conversa, uma música, um carinho, tudo isso vai ser possível de observar e sentir a reação do neném.

Uma importante etapa do desenvolvimento pulmonar da criança ocorre na semana 31. É produzido um tipo de lubrificante chamado de surfactante. Esse líquido ajuda na separação dos alvéolos, que vão fazer o neném respirar melhor, assim que nascer.

A pele também já está bem próxima da textura ideal para o nascimento. Apesar de estar prematuro, com 31 semanas, o bebê tem muitas chances de viver caso nasça antes do tempo. Essa probabilidade existe, pois ele já está bem formado, faltando poucas etapas para que esteja perfeito para nascer.

Nesse momento, ele já passa de um quilo, alguns podem chegar aos 1,5 quilogramas. O feto tem um tamanho de um coco, mais ou menos. No período final é que o bebê mais cresce, cerca de 200 gramas por semana.

Outro detalhe importante é sobre o sistema urinário do neném, que começa a funcionar de forma mais expressiva e a criança passa a urinar água ainda dentro da barriga da mãe.

Dica: Como é o desenvolvimento fetal no último trimestre da gravidez?

Sintomas na fase gestacional

Os últimos meses de gestação trazem sintomas lá do primeiro, mas por motivos diferentes. Seu bebê está enorme; cabe, exatamente, no tamanho que o útero está. Isso quer dizer que ele aperta todos os seus órgãos, da região do peito até a virilha.

Isso pode causar uma série de desconfortos, como náuseas, enjoo, vômito e dificuldade para respirar, para praticar exercícios e até para dormir, já que fica difícil encontrar uma posição confortável.

Além disso tudo, o inchaço continua a crescer, devido ao fluxo de sangue mais demorado e em menor quantidade no seu corpo. Os seios ficam muito sensíveis e grandes, a auréola escura e podem surgir pequenas bolinhas ao redor dela. Não se preocupe, porque isso é apenas o seu corpo se preparando para a amamentação. Proteja bem os seios com sutiãs que sejam, ao mesmo tempo, resistentes e confortáveis, que façam boa sustentação da mama.

O cansaço é o principal sintoma dessa época da gravidez. Tente dormir, pelo menos, 8 horas por dia. Descanse após as refeições, prepare o seu corpo por meio do repouso. Porém, faça também alguns exercícios físicos bem leves e por menos tempo para adquirir a resistência necessária ao parto.

Clique no banner abaixo e saiba a importância de armazenar células-tronco do cordão umbilical:

Mudanças no corpo da mãe

Além do crescimento vertiginoso da barriga e dos seios, algumas outras mudanças são bem visíveis no corpo da mamãe. A linha escura no meio da barriga fica ainda mais visível, por exemplo.

A postura é muito importante nessa etapa. A mulher pode até ter dificuldades na respiração se andar com os ombros para baixo e a coluna torta. Fique atenta a isso. Além de ser melhor para a sua coluna, diminuir as dores e evitar lesões, a postura correta deixa todo o seu corpo em pleno funcionamento.

Por conta do tamanho grande da barriga e do bebê, a mulher pode passar por momentos de hipertensão. Por isso, durante essa fase final da gravidez, é necessário fazer a medição da pressão todos os dias, mais de uma vez por dia se necessário, quando o obstetra entender que existe algum risco.

A imunidade da mulher também pode cair bastante e isso deve se tornar uma atenção redobrada para ela e toda a família. Até mesmo a candidíase pode aparecer, já que ela é uma doença bem comum de surgir em momentos de sistema imunológico baixo. Além disso, a vagina nesta fase fica naturalmente mais úmida, com mais secreção, o que também aumenta ainda mais o risco.

A mulher passa a sentir bem mais calor, o peso da criança gera muito esforço e ela engorda com uma velocidade cada vez maior. É hora de prestar mais atenção na alimentação e na prática leve de exercícios físicos para evitar ganhar quilos demais.

Cuidados com a saúde

Entre os principais cuidados com a saúde da mãe e do bebê nas 31 semanas de gravidez está a vacina antitetânica. Ela é muito importante, principalmente em casos de cesariana e precisa ser tomada neste momento. Por mais que você queira um parto normal, é possível que você tenha que fazer uma cesariana. Assim, tome a vacina por via das dúvidas.

Os ultrassons e demais exames e consultas de pré-natal vão ficar cada vez mais próximos uns dos outros. É necessário que o médico observe com atenção e cautela cada mudança do bebê por mais de uma vez por semana.

Faça exercícios de respiração e meditação. O bebê aperta bastante os pulmões e isso pode causar falta de ar. É preciso que você treine a respiração, ela vai ser essencial ao parto.

Você precisa relaxar para conseguir dormir, por isso faça todo um ritual que permita isso. Se preferir, passe um pouco de óleo de camomila no travesseiro, que ajuda a acalmar.

Escolha roupas leves para vestir, que não apertem a sua barriga e a deixem 100% confortável. Pense na sua saúde e na do bebê antes de qualquer coisa.

Dica: 3 atitudes que ajudam o bebê a ficar na posição certa para nascer

Dicas e curiosidades da 31ª semana de gravidez

Essa é a melhor época de você interagir com o seu bebê. Utilize seu tempo para conversar, cantar e tocar músicas, fazer carinhos, massagear a barriga. A criança estará em pleno contato com a mãe, o pai e demais familiares.

A criança também estará com os olhos bem definidos nesse período, podendo observar alterações de luminosidade. É um momento lindo de descobrimento da criança.

Como já foi dito, o bebê estará, na 31ª semana de gestação, na posição perfeita para o parto. Isso faz com que os pés dele estejam para cima, perto da sua costela. Ele pode vir a dar uns chutes que vão ser doloridos, mas o legal é que, em determinados momentos do dia ou da noite, é possível ver, exatamente, o pé da criança encostado na barriga da mãe.

Essas são algumas curiosidades e informações relevantes sobre as 31 semanas de gravidez. Confira no link o que ocorre com o corpo da mãe e o desenvolvimento do bebê na semana de número 32!

Categorias: Gravidez , Terceiro trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.