Gravidez

11 semanas de gravidez

Completar 11 semanas de gravidez é sinal de que você já está chegando ao fim do primeiro trimestre da gestação! Sabemos como esse início é turbulento para a mamãe e o bebê, que cresce com velocidade.

Assimilar as mudanças que uma criança traz em meio a alegrias, mal-estares, preocupações e euforia dessa descoberta não é nada fácil. A boa notícia é que agora as coisas vão se acalmando, os enjoos e o cansaço excessivo começam a diminuir e vocês se preparam para entrar na lua de mel da gestação, que é o segundo trimestre.

Vamos descobrir quais as novidades dessa semana? Continue a leitura, pois contamos como está o desenvolvimento do seu bebê, os cuidados que você deve ter nessa fase e quais mudanças vão começar a aparecer no espelho.

11 semanas de gravidez: o desenvolvimento do bebê

Seu pequeno está medindo cerca de 4 centímetros da cabeça ao bumbum, mais ou menos o tamanho de um tomate-cereja. A cabeça ainda é desproporcional ao tronco e representa mais da metade desse tamanho. Nos próximos meses, o crânio reduz a velocidade de crescimento e os ossos do corpo vão se alongando, ficando tudo mais simétrico.

Cabeça, ombro, joelho e pé

É incrível que ainda tão pequenininho ele já esteja quase todo formado. Seus dedos dos pés e das mãos já estão separados e com unhas! O pescoço começa a se alongar e logo ele conseguirá sustentar a própria cabeça. Ele se agita bastante, dando chutes e se esticando. Contudo, você ainda não consegue sentir esses movimentos, pois o bebê tem muito espaço para se movimentar.

Olhos, ouvidos, boca e nariz

Seus olhos e orelhas estão formados, mas ele ainda não consegue ouvir ou ver, porque as conexões com o cérebro não estão completas. As orelhas estão se deslocando para a lateral da cabeça. Ele já tem uma pequena pele sobre os olhos, como pálpebras que se abrem e fecham constantemente. Apesar disso, o feto ainda não consegue enxergar nada, já que seu nervo ótico, que receberá a sinapse cerebral, não está totalmente desenvolvido.

Na 11ª semana de gestação, o bebê já abre e fecha a boca. O nariz está formado, mas tem uma fina membrana que protege as narinas. Todos esses detalhes já podem ser vistos no ultrassom, especialmente nos exames coloridos.

Órgãos internos

Nessa fase, os intestinos do feto já migraram da região do cordão umbilical para a barriga do bebê, onde serão desenvolvidos até o nascimento. O cordão já está funcional, sendo o principal canal de transporte de oxigênio e nutrientes para a criança. Os testículos (no caso dos meninos) e os ovários (nas meninas) começam a se formar nessa idade gestacional. Porém, é melhor segurar a ansiedade. Os órgãos genitais não se formaram e ainda não é possível saber o sexo do bebê.

Dica: Afinal, o que é cordão umbilical?

Sintomas do período

Enjoos, náuseas, azia, sonolência e cansaço ainda são sentidos nessa semana, mas com menor intensidade. Aos poucos, esses desconfortos vão se tornando mais raros. Seu olfato está mais apurado e alguns cheiros mais fortes podem incomodar. Se você não estava conseguindo se alimentar tão bem por causa desses incômodos, isso começa a melhorar. O mal-estar matinal vai chegando ao fim, e você se sente mais disposta para as atividades cotidianas.

Com a melhora desses desconfortos iniciais, é preciso um cuidado mais atento com a dieta. Mesmo com menos azia, o melhor é manter as porções fracionadas, para evitar comer em grande quantidade ou abusar de alimentos muito calóricos e com baixo valor nutricional.

É nessa fase que algumas futuras mamães começam a sentir os tão falados desejos por alimentos específicos. Não há um consenso sobre as razões de eles acontecerem. Há especialistas que dizem que eles indicam uma necessidade nutricional da mãe. Outros afirmam que é mais uma questão emocional. Seja como for, o importante é manter a qualidade da alimentação. Assim, você mata as vontades e oferece o melhor para o seu corpo e para o seu bebê.

Mudanças no corpo da mãe

Após 11 semanas de gravidez, a barriga de grávida começa a se tornar mais visível. Isso porque seu útero está ultrapassando os ossos da pelve, de modo a ter mais espaço para o bebê crescer nos próximos meses. Algumas veias dos seios, da barriga e das pernas podem ficar mais visíveis devido ao aumento do fluxo sanguíneo.

Até o fim da gestação, seu organismo terá produzido aproximadamente 1,5 litro de sangue a mais que o normal. Esse aumento é necessário para suprir as necessidades nutricionais do bebê e do seu corpo, sendo também uma reserva importante para o parto. Tanto no normal quanto na cesárea, a mulher perde sangue, e essa produção maior ajuda na prevenção de anemia no pós-parto.

Confira sobre o ultrassom e como ele é importante para a sua saúde e do bebê:

Cuidados com a saúde

No fim do primeiro trimestre, o risco de um aborto espontâneo já é muito reduzido. Ainda assim, é bom evitar esforços excessivos e exercícios físicos de grande impacto. Se você não fazia nenhuma atividade física, é melhor deixar para começar alguma — que seja mais indicada para gestantes — no segundo semestre. Lembrando sempre de verificar com seu obstetra se não há nenhuma contraindicação.

Os cuidados com a alimentação são essenciais do início ao fim. Ao atingir 11 semanas de gravidez, a recomendação é manter uma boa ingestão de vitamina C. Durante a gestação, você precisa ingerir de 80 a 100 miligramas dessa vitamina. Ela é muito importante para o desenvolvimento de novas células, dos ossos e dos dentes do bebê. E, também, é vital para melhorar a absorção do ferro no seu próprio organismo. Além disso, é capaz de auxiliar na melhora da imunidade da gestante quando ingerida diariamente, principalmente em relação a doenças respiratórias, que são muito comuns durante a gravidez.

Incluir frutas cítricas na dieta, como laranja e limão, além de outros vegetais de cor laranja, como cenoura e mamão, é suficiente para ter um bom estoque de vitamina C. Brócolis, tomate e morango são outras opções.

Exames da 11ª semana de gravidez

Há um exame obrigatório para essa fase da gestação: o ultrassom de translucência nucal. Ele deve ser feito entre a 11ª e a 14ª semana, quando é possível medir um líquido localizado na nuca do feto. Com essas imagens e outras informações clínicas do pré-natal, este exame de rastreamento é capaz de verificar se o bebê tem risco aumentado de alguma malformação ou síndrome, como a síndrome de Down.

Dica: Translucência nucal: saiba mais sobre esse importante exame

Dicas e curiosidades das 11 semanas de gravidez

Nessa fase da gravidez, devido ao aumento do hormônio progesterona, é comum a grávida ter muitos sonhos, digamos, surreais, como falar com animais, imagens distorcidas, de terror, etc. A ansiedade e as preocupações também contribuem para noites mais agitadas. Tente relaxar, crie uma rotina que desacelere os pensamentos e faça atividades mais tranquilas ao menos uma hora antes de ir dormir.

Considere fazer terapia ou ter o acompanhamento com um psicólogo se estiver muito difícil lidar com as emoções. Esse é um momento intenso, e algumas mulheres podem ter depressão na gravidez ou no pós-parto. Ter alguém para conversar sobre seus medos e dúvidas certamente vai ajudá-la a se preparar emocionalmente para os próximos seis meses de gestação e para a chegada do bebê. Além de ficar por dentro do que ocorre quando se chega a 11 semanas de gravidez, continue acompanhando sua gestação semana a semana com nossos artigos. Agora, aproveite que está por aqui, leia também nosso post sobre a saúde da grávida no primeiro semestre e saiba o que fazer para lidar com desconfortos e sintomas próprios da gravidez!

Categorias: Gravidez , Primeiro trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.