Um bebê está a caminho! E agora? É comum a cabeça das futuras mamães e papais se encher de dúvidas e curiosidades neste momento. Afinal, estão prestes a embarcar em uma aventura única, que certamente vai mudar tudo daqui pra frente.
Neste post você vai encontrar as principais informações sobre como será o desenvolvimento do seu bebê ao longo das 40 semanas de gestação, além das mudanças pelas quais seu corpo vai passar para gerar essa nova vida.
Veja a semana de gestação que você tem mais interesse:
1ª semana de gestação a 3ª semana de gestação
Confira agora como será sua gravidez semana a semana e prepare-se para muitos momentos incríveis!
Gravidez semana a semana
Cada semana da gestação é um mundo de transformações no corpo da mulher e no desenvolvimento do bebê. Aquele encontro entre o óvulo e o espermatozoide, em 40 semanas, se transformará em um pequeno ser humano com sistemas complexos e com tanto amor para receber que sua espera é sempre cheia de muita ansiedade, preocupação e expectativa.
Desde o planejamento da gravidez a mulher precisa iniciar alguns cuidados especiais com a alimentação, fazer os exames, como hemograma completo, tipo sanguíneo, exame de urina, exame de fezes e glicemia de jejum. Os exames são para detectar alguma doença que possa prejudicar o bebê, além de começar a suplementação de ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, que será de extrema importância para a boa formação do tubo neural e da coluna vertebral do futuro bebê.
É muito importante abandonar o cigarro e evitar o uso de medicamentos, bebidas alcoólicas, drogas e qualquer substância que possa causar malformação no feto. Se sua gravidez foi uma surpresa, inicie esses cuidados assim que desconfiar que um bebezinho esteja a caminho.
Confira abaixo o vídeo completo sobre os cuidados e exames que devem ser feitos antes mesmo de engravidar. A Dra. especialista Stellamaris Renuzza explica tudo sobre o assunto.
Vamos mostrar agora todas as mudanças pelas quais seu corpo passará nos três trimestres da gestação e como seu bebê vai crescendo e se formando enquanto vocês dois se preparam para o parto.
Primeiro trimestre: da 1ª à 13ª semana
A fecundação do óvulo ocorre na segunda semana da gestação, ainda nas trompas femininas. A fusão do espermatozoide com o óvulo formará o zigoto que começa a se dividir em milhares de células enquanto faz sua trajetória para o interior do útero — que já se preparou para recebê-lo com o espessamento do endométrio, uma membrana interna que reveste o útero. É essa membrana que se desprende quando não há a fecundação e a mulher menstrua.
Esse caminho do zigoto até o útero leva de 5 a 10 dias. Após sua fixação na parede uterina, inicia-se a formação da placenta, que será a responsável por proteger e levar até o embrião todos os nutrientes que ele vai precisar para se desenvolver até o fim da gravidez. Nessa fase é comum que a mulher tenha algum sangramento, o que faz com que muitas pensem que menstruaram normalmente.
A partir da terceira semana, algumas mulheres já começam a sentir os enjoos característicos da gestação, embora esse sintoma varie de mulher para mulher.
O período embrionário
Da 4ª à 9ª semana de gestação, temos o chamado período embrionário. É quando todas as células que se originaram no zigoto começam a dar forma a cada um dos órgãos do corpo. É um período de grande risco de abortos espontâneos.
O embrião mede cerca de 0,5 milímetros. A mulher se sente um pouco cansada, os seios ficam doloridos e aumenta a vontade de urinar, mas muitas ainda nem desconfiam da gravidez.
O atraso menstrual e o aumento hormonal
Na 5ª semana seu bebê já mede 1,5 mm e seu corpinho tem a forma de uma letra C, com cabeça, tronco e uma cauda. É nessa semana que a maioria das mulheres percebe o atraso menstrual. Há um grande aumento do hormônio HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) na corrente sanguínea da mãe — o que permite constatar a gestação por meio de exame de sangue e urina, inclusive nos testes de farmácia. Esse aumento hormonal pode deixá-la com dores de cabeça, mas não é uma regra.
Esse é o momento de marcar a primeira consulta de pré-natal, que será a mais longa de toda a gravidez, pois o médico fará uma série de perguntas sobre sua saúde e também vai solicitar muitos exames. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas!
Desenvolvimento da coluna vertebral e da medula espinhal
Na 6ª semana, o coraçãozinho do bebê bate rápido e forte — são cerca de 140 a 150 batimentos por minuto, o dobro de um adulto. A coluna vertebral já está se formando desde o início e nessa etapa as bases do cérebro e da medula espinhal já se tornam visíveis, assim como alguns órgãos, como o fígado, pulmão, pâncreas e estômago. Também já é possível ver os brotos que darão origem aos bracinhos.
As náuseas podem piorar nessa semana, especialmente nas primeiras horas da manhã e durante a escovação dos dentes. Para aliviar os desconfortos, coma antes de fazer a higiene bucal. As auréolas dos seios começam a escurecer devido à ação dos hormônios e podem aparecer alguns nódulos.
Os primeiros movimentos do bebê
Na 7ª semana o bebê já se mexe bastante, mas a mamãe ainda não consegue sentir. Há muito espaço para o pequeno se movimentar. O crescimento do embrião é rápido e os rins, pulmões e órgãos sexuais já estão quase completamente formados.
Nessa fase algumas mulheres começam a ter prisão de ventre. Aumente o consumo de água e de alimentos ricos em fibras para facilitar o trânsito intestinal e evitar esforço para evacuar, o que pode causar hemorroidas.
Formando as orelhas, boca e olhos
A 8ª semana é marcada pela formação das orelhas, boca e olhos do bebê. Os buraquinhos que darão lugar ao nariz também já estão no rosto. Seu bebê tem 20 milímetros e pesa cerca de dois gramas. O crescimento do cérebro é tão rápido que a cabeça é completamente desproporcional ao resto do corpo.
O sexo já está definido, mas ainda não é possível ver no ultrassom se você terá um menino ou uma menina. Os intestinos estão se desenvolvendo no cordão umbilical e vão migrar para a barriga do bebê quando ele crescer o suficiente para acomodá-los na cavidade abdominal.
Todos os órgãos já estão formados
Seu útero está crescendo, as roupas começam a apertar, mas ainda não dá para ver a gravidez.
Na 9ª semana da gravidez todos os órgãos do bebê já se formaram. A partir de agora, até o nascimento, eles vão crescer e amadurecer. Seu pequeno embrião agora é chamado de feto. Os nervos cerebrais que se conectam aos músculos estão se formando e o bebê tem movimentos bruscos e espontâneos.
Até o fim dessa semana os bracinhos estarão totalmente formados e proporcionais ao corpo. Os dedinhos da mão começam a se separar. Os olhos estão quase prontos, mas ainda ficam nas laterais da cabeça. O esqueleto dele começa a se calcificar.
Para a mamãe é um período de náuseas intensas, tontura e muito cansaço. Também pode surgir uma sensibilidade nas gengivas, com alguns sangramentos.
Seu bebê já estica os bracinhos
Na 10ª semana o feto já consegue movimentar a cabeça, os braços e o tronco. Ele já é capaz de esticar os bracinhos para tocar o rosto e suas sobrancelhas já começaram a crescer. Apesar dos dentinhos de leite só irromperem por volta dos seis meses de vida, eles já estão se formando na boca do bebê.
Formação da pele
Na 11ª semana o corpo do seu bebê já ganhou uma fina camada de pele que está se desenvolvendo para cobrir o seu corpinho. Os tecidos que vão formar as unhas também estão se desenvolvendo. Esse é o momento de fazer o ultrassom de translucência nucal para medir um líquido que fica na parte posterior do pescoço do feto. O principal objetivo desse exame é identificar se há indícios de alguma síndrome fetal, principalmente a Síndrome de Down. Nesse ultrassom também é verificada a presença do osso nasal e o ducto venoso, ambos também são marcadores de usados no rastreio de doença cromossomiais.
Seu útero já cresceu bastante e sua barriga começa a aparecer. Os enjoos e incômodos iniciais estão reduzindo e podem desaparecer por completo. Você pode ter mais sede nessa fase. Beba bastante água e evite bebidas industrializadas doces e gaseificadas.
Pálpebras formadas
Na 12ª semana as pálpebras do seu pequeno já estão completamente formadas. Mas elas vão ficar fechadas até o fim do segundo trimestre da gravidez. Ele já tem cerca de 6 centímetros e pesa entre 8,5 e 14 gramas.
Com a redução do mal estar você deve estar com mais fome. Esse é o momento de se alimentar melhor, mantendo uma dieta equilibrada e sem abusar dos doces e gorduras. Você não precisa comer por dois. O importante é que suas refeições sejam ricas em nutrientes. Coma mais vezes e em pequenas porções. Isso vai manter sua saciedade e ainda vai ajudar na digestão, que segue lenta devido à ação dos hormônios. Evite gorduras e excessos de carboidratos. Abuse da ingestão de fibras e líquidos.
Ele já movimenta as articulações dos braços e das pernas
Na 13ª semana seu pequeno já é capaz de movimentar todas as articulações dos braços e das pernas. Ele está muito mais ativo e já pode chutar, dobrar os pés, fazer caretas, coçar a cabeça, esfregar os olhos, abrir e fechar a boca. Sua cabeça ainda é desproporcional ao resto do corpo, mas nas próximas semanas ele crescerá muito e essa diferença vai se normalizar.
Para grande parte das mulheres o segundo trimestre é a lua de mel da gestação. Os desconfortos e mal-estares se reduzem até sumirem por completo e você estará mais disposta. É um excelente momento para preparar o quarto e o enxoval do bebê. Nesse trimestre sua barriga vai crescer bastante e você vai se sentir mais grávida que nunca.
Conheça agora as particularidades de cada fase da gestação a partir do segundo trimestre – 14ª a 26ª semanas.
Categorias: Gravidez , Primeiro trimestre de gravidez
Caro Leitor,
A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.