Gravidez

Gravidez semana a semana: tudo o que você precisa saber – Parte I

Um bebê está a caminho! E agora? É comum a cabeça das futuras mamães e papais se encher de dúvidas e curiosidades neste momento. Afinal, estão prestes a embarcar em uma aventura única, que certamente vai mudar tudo daqui pra frente.

Neste post você vai encontrar as principais informações sobre como será o desenvolvimento do seu bebê ao longo das 40 semanas de gestação, além das mudanças pelas quais seu corpo vai passar para gerar essa nova vida.

Veja a semana de gestação que você tem mais interesse:

1ª semana de gestação a 3ª semana de gestação

4ª semana de gestação

5ª semana de gestação

6ª semana de gestação

7ª semana de gestação

8ª semana de gestação

9ª semana de gestação

10ª semana de gestação

11ª semana de gestação

12ª semana de gestação

13ª semana de gestação

Confira agora como será sua gravidez semana a semana e prepare-se para muitos momentos incríveis!

Gravidez semana a semana

Cada semana da gestação é um mundo de transformações no corpo da mulher e no desenvolvimento do bebê. Aquele encontro entre o óvulo e o espermatozoide, em 40 semanas, se transformará em um pequeno ser humano com sistemas complexos e com tanto amor para receber que sua espera é sempre cheia de muita ansiedade, preocupação e expectativa.

Desde o planejamento da gravidez a mulher precisa iniciar alguns cuidados especiais com a alimentação, fazer os exames, como hemograma completo, tipo sanguíneo, exame de urina, exame de fezes e glicemia de jejum. Os exames são para detectar alguma doença que possa prejudicar o bebê, além de começar a suplementação de ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, que será de extrema importância para a boa formação do tubo neural e da coluna vertebral do futuro bebê.

É muito importante abandonar o cigarro e evitar o uso de medicamentos, bebidas alcoólicas, drogas e qualquer substância que possa causar malformação no feto. Se sua gravidez foi uma surpresa, inicie esses cuidados assim que desconfiar que um bebezinho esteja a caminho.

Confira abaixo o vídeo completo sobre os cuidados e exames que devem ser feitos antes mesmo de engravidar. A Dra. especialista Stellamaris Renuzza explica tudo sobre o assunto.

Vamos mostrar agora todas as mudanças pelas quais seu corpo passará nos três trimestres da gestação e como seu bebê vai crescendo e se formando enquanto vocês dois se preparam para o parto.

Primeiro trimestre: da 1ª à 13ª semana

A fecundação do óvulo ocorre na segunda semana da gestação, ainda nas trompas femininas. A fusão do espermatozoide com o óvulo formará o zigoto que começa a se dividir em milhares de células enquanto faz sua trajetória para o interior do útero — que já se preparou para recebê-lo com o espessamento do endométrio, uma membrana interna que reveste o útero. É essa membrana que se desprende quando não há a fecundação e a mulher menstrua.

Esse caminho do zigoto até o útero leva de 5 a 10 dias. Após sua fixação na parede uterina, inicia-se a formação da placenta, que será a responsável por proteger e levar até o embrião todos os nutrientes que ele vai precisar para se desenvolver até o fim da gravidez. Nessa fase é comum que a mulher tenha algum sangramento, o que faz com que muitas pensem que menstruaram normalmente.

A partir da terceira semana, algumas mulheres já começam a sentir os enjoos característicos da gestação, embora esse sintoma varie de mulher para mulher.

Dica: Estou grávida, e agora? Conheça os primeiros cuidados

O período embrionário

Da 4ª à 9ª semana de gestação, temos o chamado período embrionário. É quando todas as células que se originaram no zigoto começam a dar forma a cada um dos órgãos do corpo. É um período de grande risco de abortos espontâneos.

O embrião mede cerca de 0,5 milímetros. A mulher se sente um pouco cansada, os seios ficam doloridos e aumenta a vontade de urinar, mas muitas ainda nem desconfiam da gravidez.

O atraso menstrual e o aumento hormonal

Na 5ª semana seu bebê já mede 1,5 mm e seu corpinho tem a forma de uma letra C, com cabeça, tronco e uma cauda. É nessa semana que a maioria das mulheres percebe o atraso menstrual. Há um grande aumento do hormônio HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) na corrente sanguínea da mãe — o que permite constatar a gestação por meio de exame de sangue e urina, inclusive nos testes de farmácia. Esse aumento hormonal pode deixá-la com dores de cabeça, mas não é uma regra.

Esse é o momento de marcar a primeira consulta de pré-natal, que será a mais longa de toda a gravidez, pois o médico fará uma série de perguntas sobre sua saúde e também vai solicitar muitos exames. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas!

Desenvolvimento da coluna vertebral e da medula espinhal

Na 6ª semana, o coraçãozinho do bebê bate rápido e forte — são cerca de 140 a 150 batimentos por minuto, o dobro de um adulto. A coluna vertebral já está se formando desde o início e nessa etapa as bases do cérebro e da medula espinhal já se tornam visíveis, assim como alguns órgãos, como o fígado, pulmão, pâncreas e estômago. Também já é possível ver os brotos que darão origem aos bracinhos.

As náuseas podem piorar nessa semana, especialmente nas primeiras horas da manhã e durante a escovação dos dentes. Para aliviar os desconfortos, coma antes de fazer a higiene bucal. As auréolas dos seios começam a escurecer devido à ação dos hormônios e podem aparecer alguns nódulos.

Os primeiros movimentos do bebê

Na 7ª semana o bebê já se mexe bastante, mas a mamãe ainda não consegue sentir. Há muito espaço para o pequeno se movimentar. O crescimento do embrião é rápido e os rins, pulmões e órgãos sexuais já estão quase completamente formados.

Nessa fase algumas mulheres começam a ter prisão de ventre. Aumente o consumo de água e de alimentos ricos em fibras para facilitar o trânsito intestinal e evitar esforço para evacuar, o que pode causar hemorroidas.

Formando as orelhas, boca e olhos

A 8ª semana é marcada pela formação das orelhas, boca e olhos do bebê. Os buraquinhos que darão lugar ao nariz também já estão no rosto. Seu bebê tem 20 milímetros e pesa cerca de dois gramas. O crescimento do cérebro é tão rápido que a cabeça é completamente desproporcional ao resto do corpo.

O sexo já está definido, mas ainda não é possível ver no ultrassom se você terá um menino ou uma menina. Os intestinos estão se desenvolvendo no cordão umbilical e vão migrar para a barriga do bebê quando ele crescer o suficiente para acomodá-los na cavidade abdominal.

Todos os órgãos já estão formados

Seu útero está crescendo, as roupas começam a apertar, mas ainda não dá para ver a gravidez.

Na 9ª semana da gravidez todos os órgãos do bebê já se formaram. A partir de agora, até o nascimento, eles vão crescer e amadurecer. Seu pequeno embrião agora é chamado de feto. Os nervos cerebrais que se conectam aos músculos estão se formando e o bebê tem movimentos bruscos e espontâneos.

Até o fim dessa semana os bracinhos estarão totalmente formados e proporcionais ao corpo. Os dedinhos da mão começam a se separar. Os olhos estão quase prontos, mas ainda ficam nas laterais da cabeça. O esqueleto dele começa a se calcificar.

Para a mamãe é um período de náuseas intensas, tontura e muito cansaço. Também pode surgir uma sensibilidade nas gengivas, com alguns sangramentos.

Dica: Você sabe quando uma gravidez é considerada de risco?

Seu bebê já estica os bracinhos

Na 10ª semana o feto já consegue movimentar a cabeça, os braços e o tronco. Ele já é capaz de esticar os bracinhos para tocar o rosto e suas sobrancelhas já começaram a crescer. Apesar dos dentinhos de leite só irromperem por volta dos seis meses de vida, eles já estão se formando na boca do bebê.

Formação da pele

Na 11ª semana o corpo do seu bebê já ganhou uma fina camada de pele que está se desenvolvendo para cobrir o seu corpinho. Os tecidos que vão formar as unhas também estão se desenvolvendo. Esse é o momento de fazer o ultrassom de translucência nucal para medir um líquido que fica na parte posterior do pescoço do feto. O principal objetivo desse exame é identificar se há indícios de alguma síndrome fetal, principalmente a Síndrome de Down. Nesse ultrassom também é verificada a presença do osso nasal e o ducto venoso, ambos também são marcadores de usados no rastreio de doença cromossomiais.

Seu útero já cresceu bastante e sua barriga começa a aparecer. Os enjoos e incômodos iniciais estão reduzindo e podem desaparecer por completo. Você pode ter mais sede nessa fase. Beba bastante água e evite bebidas industrializadas doces e gaseificadas.

Pálpebras formadas

Na 12ª semana as pálpebras do seu pequeno já estão completamente formadas. Mas elas vão ficar fechadas até o fim do segundo trimestre da gravidez. Ele já tem cerca de 6 centímetros e pesa entre 8,5 e 14 gramas.

Com a redução do mal estar você deve estar com mais fome. Esse é o momento de se alimentar melhor, mantendo uma dieta equilibrada e sem abusar dos doces e gorduras. Você não precisa comer por dois. O importante é que suas refeições sejam ricas em nutrientes. Coma mais vezes e em pequenas porções. Isso vai manter sua saciedade e ainda vai ajudar na digestão, que segue lenta devido à ação dos hormônios. Evite gorduras e excessos de carboidratos. Abuse da ingestão de fibras e líquidos.

Ele já movimenta as articulações dos braços e das pernas

Na 13ª semana seu pequeno já é capaz de movimentar todas as articulações dos braços e das pernas. Ele está muito mais ativo e já pode chutar, dobrar os pés, fazer caretas, coçar a cabeça, esfregar os olhos, abrir e fechar a boca. Sua cabeça ainda é desproporcional ao resto do corpo, mas nas próximas semanas ele crescerá muito e essa diferença vai se normalizar.

Para grande parte das mulheres o segundo trimestre é a lua de mel da gestação. Os desconfortos e mal-estares se reduzem até sumirem por completo e você estará mais disposta. É um excelente momento para preparar o quarto e o enxoval do bebê. Nesse trimestre sua barriga vai crescer bastante e você vai se sentir mais grávida que nunca.

Conheça agora as particularidades de cada fase da gestação a partir do segundo trimestre – 14ª a 26ª semanas.

Categorias: Gravidez , Primeiro trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.